quarta-feira, 24 de agosto de 2011

Parábola do Filho Pródigo

PARÁBOLA DO FILHO PRÓDIGO DENTRO DA ESCATOLOGIA

(Lucas 15:11-32)

Vamos fazer uma análise bem diferente do habitual ,daquilo que todos já conhecem na parábola do filho pródigo. Faremos uma análise dentro da Escatologia Bíblica; indo um pouco além num contexto que conhecemos como Palavra Revelada.

ESCATOLOGIA : Do grego antigo σχατος. (postremo, último). Do grego σκατος (el). (excremento).

Conjunto de doutrinas relativas ao fim dos tempos; às últimas coisas relacionadas ao cumprimento das profecias.

O Pai de família = Representa Deus Pai

Os dois filhos = Representam dois povos (Judeus e Gentios)

O FILHO MAIS VELHO: REPRESENTA ISRAEL

“...Assim diz o Senhor:Israel é meu filho, meu primogênito.” (Êxodo 4:22)

O FILHO MAIS NOVO: REPRESENTA A IGREJA GENTÍLICA

“Mas,a todos quantos o receberam, deu-lhes o poder de serem feitos filhos de Deus;aos que crêem em seu nome” (João 1:12).

Nossa Eleição:

Mesmo antes de nossa conversão, quando vivíamos longe da casa do Pai, em meio à sujeira do chiqueiro ( Mundo) ,vivendo dissolutamente,padecendo necessidades ( a maior das necessidades é a necessidade de Salvação, a sêde da alma); na Eternidade, Deus já havia traçado um plano para nos trazer de volta à Sua Presença.

Quando o filho mais novo caiu em si sentindo a necessidade de estar junto do Pai, foi o momento em que ele foi convencido, de que era o melhor para ele. Este momento representa o dia em que o Espírito Santo nos convenceu do pecado, do juízo e da justiça de Deus; foi ato da Salvação.

O processo da Salvação:

Tirar a roupa do chiqueiro para entrar na Casa do Pai (“...trazei depressa o melhor vestido...”).

O Senhor nos aceitou do jeito que viemos, mas não nos deixou do mesmo jeito ;Ele transformou nossas vidas. Porque não existe Salvação sem mudança de vida.

Anel = Assumir compromisso.

Sandálias = Caminhar segundo a Palavra de Deus(Ef.6:15).

O Bezerro cevado = Alimento e alegria para a festa. O Sacrifício de Jesus trouxe alimento e alegria para a Igreja.

A FESTA ONDE SÓ O FILHO MAIS NÔVO ENTROU: Símbolo do Arrebatamento da Igreja , pois Israel não participará do Arrebatamento.Deus reservou outro período para tratar com seu povo Israel; este período será na Grande Tribulação, quando reconhecerão Jesus como o Messias.

O Pai sai da festa para tratar com o mais velho: No período de 7 anos da Grande Tribulação, a igreja estará na festa(Bodas do Cordeiro).Após este período Jesus sai da festa para vir à Terra novamente para tratar com Seu povo Israel.

O ARGUMENTO DO MAIS VELHO: “...te sirvo há tantos anos, sem nunca transgredir o teu mandamento...”(v.29). Israel permaneceu fiel à Lei (à TORÁH ).

Israel será salvo: “...tú sempre estás comigo, e todas as minhas coisas são tuas”(v.31)

ORA VEM SENHOR JESUS!

Gustavo Rodrigues

2 comentários:

Anônimo disse...

VERDADEIRAMENTE UM ÂNGULO TOTALMENTE DIFERENTE DAQUELE QUE ESTMOS ACOSTUMADOS A "VER" NAS PREGAÇÕES E LEITURAS, NUNCA TINHA VISTO POR ESTE LADO, É A REVELAÇÃO QUE NOS SUSTENTA NOS ÚLTIMOS DIAS. AGR

Prof° Marcos A Rocha disse...

Um análise competente diferente, todavia um perfeita exegese.