quinta-feira, 18 de outubro de 2012

IGREJA – UM CORPO VIVO


Igreja e a Expressão da Vontade de Deus

(João 17:21,22,23)

 

Deus, ao criar o homem, quis povoar a terra e ,junto com toda a criação, mostrar seu amor, seu senhorio e assim receber o devido louvor.

Mas o homem dando ouvidos para a mentira levantada por satanás (o pai da mentira, da razão e da rebelião) caiu da graça perdendo o vínculo eterno com o Deus amoroso. Gn.3.

Porém Deus, em sua essência, não optou por amar o homem mas, simplesmente amou...Ele é amor. Estava instituído então: o juízo (pelo pecado, a morte), mas também instituído o resgate (pela fé, a vida). Resgate este que se manifestou no seio da humanidade através dos séculos ainda no período da lei e, logo, através da fé em Jesus,a santificação pelo sangue (Espírito Santo) e a comunhão do Corpo ( Igreja ,no Espírito e verdade).

OPORTUNIDADE - Deus quis juntar para si um povo que o adorasse em espírito. Como? Em primeiro plano, Deus ajuntou para si um povo específico para começar seu projeto cuja intenção era mostrar seu amor. Gn 12:1, 2,3.

·         MINISTÉRIO DO PAI-Através de Israel, Deus mostraria ao mundo que Ele é Deus e que toda a criatura que se achegasse a Ele seria salva. Ele mostraria isto usando Israel como uma “vitrine” de sua grandeza, juízo e Redenção.

·         ISRAEL não perseverou e nem foi constante diante de Deus, preferindo se igualar as outras nações. Deus não quer um povo, uma igreja ‘igual’ ao mundo, Ele quer e sempre quis um povo diferente, santificado (porque Ele é santo).

·         Deus falou por profetas que apontavam o plano do Senhor de redenção através de um projeto perfeito, não transitório e baseado num pacto eterno. Is.9:6;Is.35:1,6;Is.51:4;Is.53:1,2;Is.61:1,2.

·         MINISTÉRIO DO FILHO-Num momento inesperado pelos religiosos e pelo povo surge Jesus. Ele se manifesta ao mundo num momento profético caracterizado pela apatia espiritual, miséria, e opressão. Apresentou-se como um cordeiro perfeito e apto para o sacrifício.

·         JESUS assim como Davi, lutou,ajuntou para si, angustiou-se,venceu, conquistou.

·         JESUS proclamava o Reino que havia de vir. Ajuntou alguns para serem anunciadores e embaixadores do reino, portadores da “boa notícia”. Surge a IGREJA. Daí começa um período que dura a te hoje: O período de anunciar o REINO e, agora, anunciar que Jesus, o Rei, breve vem.“Esta´chegando o Reino dos céus”.

·         A IGREJA como noiva do Senhor, tem a missão de, no Corpo, anunciar e revelar Jesus (Jesus glorificado) ao mundo.“que o mundo conheça”.

·         IGREJA – a expressão da vontade de Deus !!!

·         Que vontade? Amar e se revelar ao homem como salvador.

·         A igreja seria um modo de Deus mostrar ao mundo sua enorme e incondicional graça.

·         De que forma? A Igreja como Corpo Vivo onde Cristo é realmente o cabeça, tem o poder pelo Espírito Santo de mostrar Jesus vivo presente no Corpo, em nós, na congregação, etc.

·         MINISTÉRIO DO ESPÍRITO SANTO –( ATUAÇÃO DA IGREJA )

·         Somos embaixadores de um Reino. Proclamamos o reino. Embaixadores não tem opinião própria, mas falam e trabalham em prol do Reino. Assim é a Igreja do Senhor, mostrando ao mundo não curas físicas, bênçãos materiais, enriquecimento financeiro, etc., mas proclamando que Deus ama o pecador e que Jesus vive e voltará.

·         João 17; 21, 22,23. “somos um”. Temos a responsabilidade de mostrar ao mundo Jesus. A Igreja fiel tem experiências com o Jesus revelado.

·         O Evangelho de hoje (o Cristianismo moderno) tem mostrado Jesus? O compromisso de muitos hoje é com a benção material, com a fé palpável, “coisificada” em objetos, etc. Não existe o interesse pela revelação. Aí está o problema: Jesus é revelação e só pelo Espírito Santo se pode ver e ter experiências com o Deus vivo.

 

A IGREJA FIEL PROCLAMA O JESUS VIVO (A VONTADE DE DEUS)

·         “perfeitos em verdade”. Verdade = Jesus. Jesus, o Cordeiro Perfeito. Há uma OBRA realizada pelo Espírito Santo que vive na revelação da verdade pelo mesmo Espírito Santo.

 

PAI: AMOR, DONO DO PROJETO, ETERNIDADE, DOUTRINA.

FILHO: CORDEIRO, SALVAÇÃO, PORTA, LUZ/REVELAÇÃO (EXPRESSÃO DO AMORDO PAI NO HOMEM).

ESP. SANTO: CONSOLADOR, AGENTE DE UNIÃO, CAPACITADOR, LUZ- REVELAÇÃO DE UM JESUS VIVO, CONDIÇÃO PARA SUBIR AOS CÉUS.

ESPÍRITO SANTO envolve a: IGREJA - MOSTRAR JESUS (seu compromisso para com o mundo, revelar Jesus)

Igreja: Corpo vivo- comunhão com o Pai- encontro com Jesus vivo - preparo para subir- perfeita em verdade- e cheia do Espírito Santo.

MUNDO: CONHECER JESUS (EXPRESSÃO DO AMOR E VONTADE DE DEUS)

MUNDO: CONHECER A REVELAÇÃO (JESUS)

 

QUAL É O RESULTADODE JOÃO 17:21/22/23 ?

 

“PARA QUE SEJAMOS UM, COMO NOS SOMOS UM”

 

“EU NELES E TU EM MIM... PERFEITOS EM VERDADE...QUE O MUNDO CONHEÇA...”

 

·         RESULTADO: Atos 2:47.  Igreja crescendo em graça e todos louvando a Deus e, Deus acrescentando vidas que tem conhecido (pela revelação) Jesus vivo e presente no Corpo, na igreja.

 

·         Igreja cheia do Espírito Santo; operação; curas; milagres diversos; edificação;evangelização; conhecimento do amor do Pai;transformação de vida e, principalmente, salvação.

 

TEMOS UMA MENSAGEM PARA O MUNDO:

O SENHOR JESUS VEM!

 

Gabriel Felipe

4 comentários:

Davidson f.a.davidson41@gmail.com disse...

Blog Palavra a Sério (é porque não sei para quem indereçar), muito obrigado por existir. Suas postens são tão esclarecedoras que sinto uma presença de um Deus realmente vivo como esse blog tão abençoado anuncia. Sou cristão tambem e me sinto realizado lendo as postagens. São segredos valiosos que nenhuma escola dominical oferece. Falando nisso,o objetivo e a operacionalidade do blog é doutrinária? Davidson Fernando

Gabriel F. M. Rocha disse...

Obrigado, irmão Davidson! O nosso blog é fruto de um amor e de uma seriedade que temos em relação à Palavra de Deus. O objetivo do blog é apenas anunciar a profundidade espirutual e a Vida que há na Palavra, como vc mesmo disse , há segredos que o Espirito Santo revela ao homem.....

Eliane disse...

Ouvi agora a pouco um padre no you tube falar que os protestantes são otários pois acham que podem chegar sozinhos a Deus. Ele disse que somos arrogantes porque nao intercedemos a Maria, paulo, ao Papa....etc.. mas ele diz o seguinte: O unico mediador é Jesus, mas esquecemos que há o Corpo de Cristo e o corpo de Cristo é variado...então, orar a maria é orar a Cristo, pois ela faz parte do corpo de Cristo. como vcs me ajudam nessa questão? Eliane

Gustavo disse...

Bem irmã Eliane, se quisermos seguir a linha de pensamento dele, podemos interceder aos nossos irmãos de Igreja, que também fazem parte do Corpo de Cristo.Diante de Deus,os apóstolos ou cristãos do passado tem o mesmo valor dos servos fiéis da atualidade, fazemos parte do mesmo Corpo.
O que ele disse não é nada mais que um argumento fraco,barato e ridículo para sustentar suas Heresias. A Bíblia nunca mencionou um apóstolo ou até mesmo um anjo aceitando adoração,muito pelo contrário, sempre rejeitaram tal prática.
Um abraço! Fique na Paz de Senhor!