quarta-feira, 29 de junho de 2011

OS CINCO DEGRAUS QUE JONAS DESCEU

Jonas era um homem que conhecia à Deus, mas em um determinado momento de sua caminhada, tomou uma decisão que o fez descer ,o afastando da Eternidade (lugar alto).Quantos nesta hora tem feito esta mesma escolha! E este processo é gradativo não é imediato.Vejamos:
1º JOPE : o significado do nome Jope é “Beleza.”
“...e descendo a Jope...” (Jn.1:3)
Representa aquele que se deixa levar pelas aparências. Já diz até mesmo o ditado popular que “as aparências enganam”.
A Bíblia chama de concupiscência dos olhos: “Porque tudo que há no mundo, concupiscência da carne, a concupiscência dos olhos e a soberba da vida, não é do Pai, mas do mundo.” (IJo.2:16)
CONCUPISCÊNCIA: Desejo ardente de gozos materiais; cobiça; apetite carnal desordenada.
O inimigo de nossas almas sempre usou esta estratégia, usa o material, o físico, o momentâneo, aquilo que mexe com nossos sentidos humanos.
E isso vem desde a queda no Édem:
“E vendo a mulher que aquela árvore era boa para se comer, e agradável aos olhos,e árvore desejável para dar entendimento,tomou do seu fruto,e comeu, e deu também a seu marido, e ele comeu com ela.” (Gn.3:6)
Todas as decisões tomadas por vista, pela aparência, terminaram mal. Citaremos 3 exemplos:
LÓ = Escolhe as campinas do Jordão (Gn.13:10-11), onde estavam as cidades de Sodoma e Gomorra. E todos já sabemos o resultado:perde sua esposa que virou uma estátua de sal(Gn.19:26), e suas filhas se perverteram,ao ponto de ambriagá-lo cometendo incesto(Gn.19:33-38).Deste ato surgem os Moabitas e Amonitas,que passaram a ser uma dificuldade para Israel.
SANSÃO = Por três vezes Sansão cedeu à concupiscência da carne e à concupiscência dos olhos, morrendo no final como escravo dos filisteus.
...”vendo em Timna a uma mulher das filhas dos filisteus”... (Jz.14:1)
“E foi-se Sansão à Gaza e viu ali uma mulher prostituta e entrou a ela” (Jz.16:1)
“ E depois disto aconteceu que afeiçoou a uma mulher do vale de Soreque,cujo nome era Dalila.(Jz.16:4)
DAVI =Viu do terraço do Palácio uma mulher se banhando, naquele momento ele alimentou a concupiscência dos olhos e da carne, cometendo adultério e homicídio (II Sm.11:2-4;15) e Deus cobrou este pecado de Davi,tirando o filho que nasceu deste ato.
O inimigo é tão ousado que usou esta estratégia até com JESUS : “...e mostrou-lhe todos os reinos do mundo, e a glória deles.E disse-lhe: tudo isto te darei se prostrado me adorares.”(Mt.4:8-9).
Portanto, amado leitor,seja vigilante,cuidado com aquilo que é agradável aos olhos, pois pode ser algo vindo da parte do diabo para te afastar da presença de Deus. Porque “há caminho que ao homem parece direito, mas o fim dele são caminhos de morte”(Pv.14:12).
Jesus venceu, para nos dar exemplo de que é possível vencer, e a maneira que ele venceu foi através do PODER DA PALAVRA (ver estudo “o poder das palavras”,postado neste blog).
2º PORTO: “...achou um navio que ia para Társis ...e desceu para dentro dele...”(Jn.1:3)
O Porto é o lugar das novidades, do comércio, é por onde chegam as mercadorias vindas de todas as partes do mundo.Representa tudo que o mundo oferece nesta hora; são as novidades ( a facilidade do sexo real e virtual,ritmos musicais e estilos musicais que estimulam à pecar, são festas e mais festas onde o álcool e as drogas como crack e o oxi tem destruído milhares de jovens. Quantos são seduzidos por uma aventura amorosa,por festas mundanas,pessoas que até “se dizem evangélicas”, às vezes são até membros de igreja,mas já perderam o Temor à Deus,vivendo uma vida inconstante, divididos entre o mundo e a igreja, em nome da”GRAÇA DE DEUS”.(Leia os estudos sobre Salvação deste blog, para entender sobre a graça de Deus)
3º PORÃO DO NAVIO: “...Jonas porém desceu aos lugares do porão e se deitou, e dormia um profundo sono”(Jn.1:5)
O Porão é o lugar escuro do navio.O homem quando se afasta da Luz(...se andarmos na luz ,como ele na luz está, temos comunhão uns com os outros, e o sangue de Jesus Cristo seu Filho, nos purifica de todo o pecado”- I Jo.1:7) vai deitar(comodismo) vencido pelo sono espiritual,se afasta da comunhão; não quer mais ir à Igreja,não ora mais, não lê a Bíblia,aí vem o próximo degrau.
4º AO MAR: “...e o lançaram ao mar...” (Jn.1:15)
O Mar representa o Mundo(...o reino de Deus é semelhante a uma rede lançada ao mar... Mt.13:47).Vários outros textos confirmam isso.
Representa a pessoa completamente envolvida pelo mundo, seguindo-se o juízo, o próximo degrau.
5º VENTRE DO PEIXE: “... nas entranhas do peixe” (Jn.1:17)
Lugar escuro e mal-cheiroso (tipo do inferno). Ao deixar a presença de Deus, o homem assina sua sentença descendo ao mais baixo dos lugares: o inferno.
Talvez você esteja descendo por algum destes degraus,o que fazer?
Ainda há esperança, ainda há solução:
“Quando desfalecia em mim a minha alma, eu me lembrei do Senhor; e entrou a ti a minha oração, no templo da tua santidade”(Jn.2:7)
“Falou pois o Senhor ao peixe,e ele vomitou a Jonas na terra”v.10
Mas,isto aconteceu depois de 3 dias e 3 noites: e este foi o grande sinal para toda a humanidade,pois Jesus usou este exemplo: “Pois como Jonas esteve três dias e três noites no ventre da baleia, assim estará o Filho do homem três dias e três noites no seio da terra.” (Mt.12:40).
Estes 3 dias e 3 noites representam a morte e ressurreição de Jesus,dando ao homem caído uma nova oportunidade;é o projeto de Deus para resgatar a alma do inferno.
Nossa Oportunidade é hoje, não deixe para depois a oportunidade de caminhar na direção do Senhor.
A Paz do Senhor Jesus à todos.
Só um detalhe histórico/cultural:Vejamos a sabedoria de Deus: O “deus “dos ninivitas era uma imagem com corpo de peixe, e quando vêem um homem saindo de dentro do peixe , logo disseram : é o Filho de Deus;e ouviram a mensagem de Jonas que nesta oportunidade pôde mostrá-los quem é o Verdadeiro Deus.
Gustavo Rodrigues

9 comentários:

Eliezer souza campidelli disse...

Caro irmao, é a primeira vez que leio algo diferente sobre o livro de Jonas, pois com meus quase quinze anos de evangelho tenho ouvido sempre a mesma coisa praticamente. algumas diferenças ali, outras lá, mas essa palavra foi realmente inspirada. A Graça e a paz do Senhor. Eliezer Souza.

Gustavo disse...

Amém irmão Eliezer,que bom que você continua acompanhando o blog, e que a Palavra de nosso Deus tem gerado seus efeitos,e tem falado aos corações.Que o Senhor continue te abençoando.Fique na Paz de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo!

Missionária Natália disse...

Meu irmão, não consigo mais sair desse blog, quero ler tudo! kkk Graças a Deus tenho me interressado por tudo que diz respeito à palavra Dele. A paz do Senhor!

Gustavo disse...

Missonária Natália,agradecemos por vc estar acompanhado nosso Blog.Esteja intercedendo por nós para que possamos prosseguir superando todas as adversidades,com o propósito sempre firme de proclamar a Palavra viva e revelada de nosso Deus.

professor Lincon Alves Silva Borchio disse...

Faço minhas as palavras de Missionária Natália . Muito bom conteúdo, bem selecionado, cativante, com respaldo nas escrituras, com imparcialidade. Estao MESMO de parabens . APENAS GOSTARIA DE SABER A QUAL GRUPO PERTENCEM. P.LINCON

Gabriel F. M. Rocha disse...

Olá, professor Lincon. Ficamos honrados com sua visita e participação. Qualquer informação adicional poderei te passar através de meu E mail para o seu Email . biel_shalom@yahoo.com.br.

qualquer dúvida entre em contato. abraço

Unknown disse...

Gostei muito do estudo na verdade é um esboço completo, muito vai né auxiliar na próxima ministração que farei; a paz o Senhor te abençoe e te guarde👐

lelis disse...

Muito bom o estudo

lelis disse...

Muito bom o estudo