ESTAREI
CONVOSCO ATÉ O FIM DO MUNDO
“E, chegando-se
Jesus, falou-lhes, dizendo: É-me dado todo o poder no céu e na terra. Portanto ide, fazei discípulos de todas as nações, batizando-os em nome
do Pai, e do Filho, e do Espírito Santo; Ensinando-os a guardar todas as coisas que eu vos tenho mandado; e eis
que eu estou convosco todos os dias, até a consumação dos séculos. Amém”
(Mateus 28:18-20)
O texto de Mateus 28 é chamado
por muitos de "a grande comissão da Igreja".
É um texto escrito para a Igreja. Os discípulos neste contexto é a Igreja do
Senhor, a noiva do Cordeiro, o corpo de Cristo. É a Igreja que pratica o IDE.
É ela que, sendo o próprio Corpo de Jesus, batiza em nome do Pai, do Filho e do
Espírito Santo. Este texto, sem soma de dúvidas, é específico para a Igreja.
Neste texto, que é para a Igreja,
o Noivo diz que Ele estará com a noiva até a consumação dos séculos ou,
como esta em outra tradução, até o fim do mundo.
A palavra
mundo tem pelo menos quatro significados:
1- A
criação, o planeta, o cosmos.
2- A
humanidade. Ex: Jo 3:16
3- O
sistema.
4- Um
período de tempo, uma era (século).
Acredito que no texto citado
acima o sentido de mundo tenha mais a ver com o significado de tempo e
era. Acontece que um dia este mundo vai acabar.
“E, estando
assentado no Monte das Oliveiras, chegaram-se a ele os seus discípulos em
particular, dizendo: Dize-nos,
quando serão essas coisas, e que sinal haverá da tua vinda e do fim do mundo?”
(Mateus 24:3)
Quando os discípulos perguntaram
em particular que sinal haverá da sua vinda e do fim deste mundo (consumação
dos séculos) o Senhor iniciou o que chamados de "sermão profético"
que se estende até o fim do capítulo 25 de Mateus.
Neste
sermão o Senhor ensinou:
“E, como foi nos dias de Noé, assim será
também a vinda do Filho do homem. Porquanto, assim como, nos
dias anteriores ao dilúvio, comiam, bebiam, casavam e davam-se em casamento,
até ao dia em que Noé entrou na arca, E não o perceberam, até que veio o dilúvio, e os levou a todos, assim
será também a vinda do Filho do homem”
(Mateus 24:37-39)
Ele nos ensina que como foi nos
dias de Noé assim será também na vinda do Filho do Homem. O que aconteceu nos
dias de Noé?
Sabendo
primeiro isto, que nos últimos dias virão escarnecedores, andando segundo as
suas próprias concupiscências,
E dizendo:
Onde está a promessa da sua vinda? Porque desde que os pais dormiram, todas as
coisas permanecem como desde o princípio da criação.
Eles
voluntariamente ignoram isto, que pela palavra de Deus já desde a antiguidade
existiram os céus, e a terra, que foi tirada da água e no meio da água
subsiste.
Pelas quais coisas pereceu o mundo de então,
coberto com as águas do dilúvio,
2
Pedro 3:3-6
E não
perdoou ao mundo antigo, mas guardou a Noé, pregoeiro da justiça, com
mais sete pessoas, ao trazer o dilúvio sobre o mundo dos ímpios;
2
Pedro 2:5
Os textos acima respondem o que
aconteceu nos dias de Noé: um fim do mundo. Veja que mundo
aqui significa o fim de uma era, e não o fim do planeta terra, da criação, nem
da humanidade. Com o dilúvio, acabou o mundo antigo e iniciou um novo mundo,
uma nova era. Assim será na vinda do Filho do homem, o atual mundo, a era
atual, vai acabar e iniciará aquele que agora chamamos de "o mundo vindouro".
E,
respondendo Jesus, disse-lhes: Os filhos deste mundo casam-se, e dão-se em
casamento;
Mas os
que forem havidos por dignos de alcançar o mundo vindouro, e
a ressurreição dentre os mortos, nem hão de casar, nem ser dados
em casamento;
Lucas
20:34-35
Repare no texto a ligação entre o
mundo vindouro e a ressurreição dentre os mortos. A
expressão "dentre" é
sempre ligada a ressurreição dos justos, que ocorrerá antes da ressurreição dos
demais mortos. É no século futuro, com a ressurreição dos justos, que inicia a
vida eterna dos mesmos.
E
Jesus, respondendo, disse: Em verdade vos digo que ninguém há que tenha deixado
casa, ou irmãos, ou irmãs, ou pai, ou mãe, ou mulher, ou filhos, ou campos, por
amor de mim e do evangelho,
Que
não receba cem vezes tanto, já neste tempo, em casas, e irmãos, e irmãs, e
mães, e filhos, e campos, com perseguições; e no século futuro a
vida eterna.
Marcos
10:29-30
Vir-se-á um mundo vindouro
(século futuro), Então o atual vai acabar um dia, assim como ocorreu com o
mundo antigo no dilúvio. Acontece que neste sermão profético a vinda do Filho
do Homem é comparada ao dilúvio, logo a vinda do Senhor é o que marca o fim do
mundo atual, a consumação deste século, e o início de uma nova era, o mundo
vindouro. Isto responde a pergunta dos discípulos, o fim do mundo acontecerá na
vinda do Filho do Homem e ele apresentou vários sinais que antecedem este
momento glorioso. Entre estes sinais vemos a Grande Tribulação.
Porque haverá então grande aflição, como nunca
houve desde o princípio do mundo até agora, nem tampouco há de haver.
E, se aqueles dias não fossem abreviados, nenhuma
carne se salvaria; mas por causa dos escolhidos serão abreviados aqueles dias.
Mateus
24:21-22
E depois da Grande Tribulação é que ocorre o fim deste mundo, a vinda do Filho do Homem.
E, logo
depois da aflição daqueles dias, o sol escurecerá, e a lua não dará a
sua luz, e as estrelas cairão do céu, e as potências dos céus serão abaladas.
Então aparecerá no céu o sinal do Filho do homem; e todas as tribos da terra se lamentarão, e
verão o Filho do homem, vindo sobre as nuvens do céu, com poder e grande glória.E
ele enviará os seus anjos com rijo clamor de trombeta, os quais ajuntarão os
seus escolhidos desde os quatro ventos, de uma à outra extremidade dos céus.
Mateus
24:29-31
A vinda do Filho do homem, e o
envio dos seus anjos para separar os justos dos ímpios, é o momento do fim
deste mundo (consumação dos séculos).
Igualmente
o reino dos céus é semelhante a uma rede lançada ao mar, e que apanha toda a
qualidade de peixes.
E,
estando cheia, a puxam para a praia; e, assentando-se, apanham para os cestos
os bons; os ruins, porém, lançam fora.
Assim será na consumação dos séculos: virão os
anjos, e separarão os maus de entre os justos,E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá
pranto e ranger de dentes.
Mateus
13:47-50
E ele,
respondendo, disse-lhes: O que semeia a boa semente, é o Filho do homem;
O
campo é o mundo; e a boa semente são os filhos do reino; e o joio são os filhos
do maligno;
O
inimigo, que o semeou, é o diabo; e a ceifa é o fim do mundo; e os
ceifeiros são os anjos.
Assim como o joio é colhido e queimado no fogo,
assim será na consumação deste mundo.
Mandará o Filho do homem os seus anjos, e eles
colherão do seu reino tudo o que causa escândalo, e os que cometem iniqüidade.
E lançá-los-ão na fornalha de fogo; ali haverá
pranto e ranger de dentes.
Então os justos resplandecerão como o sol, no reino
de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.
Mateus
13:37-43
A descrição que Jesus faz do fim
do mundo em Mateus 13 confere com a descrição de sua vinda em Mateus 24 e todas
estas descrições são claramente pós-tribulacionais pois somente depois da
Grande Tribulação é que serão retirados do reino tudo o que causa escândalo e
os que cometem iniquidade, e é evidente que esta incluído aqui nesta sentença a
própria besta do Apocalipse. Logo, o fim do mundo (consumação do século)
acontece após a Grande Tribulação.
Quando o Senhor disse que estaria
com sua Igreja até o fim do mundo é evidente que ele não estava estava falando
que estaria fisicamente entre nós. É através do Espírito Santo que Jesus está
conosco. Então, quando ele disse que estaria conosco até o fim do mundo ele
disse que, apesar de não estar presente, ele permanecerá conosco, através do
Espírito Santo, até que ele volte.
Na
verdade, na verdade vos digo que aquele que crê em mim também fará as obras que
eu faço, e as fará maiores do que estas, porque eu vou para meu Pai.
E tudo
quanto pedirdes em meu nome eu o farei, para que o Pai seja glorificado no Filho.
Se
pedirdes alguma coisa em meu nome, eu o farei.
Se me
amais, guardai os meus mandamentos.
E eu rogarei ao Pai, e ele vos dará outro
Consolador, para que fique convosco para sempre;
O
Espírito de verdade, que o mundo não pode receber, porque não o vê nem o
conhece; mas vós o conheceis, porque habita convosco, e estará em vós.
João
14:12-17
Jesus
respondeu, e disse-lhe: Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o
amará, e viremos para ele, e faremos nele morada.
Quem
não me ama não guarda as minhas palavras; ora, a palavra que ouvistes não é
minha, mas do Pai que me enviou.
Tenho-vos dito isto, estando convosco.
Mas aquele Consolador, o Espírito Santo, que o Pai
enviará em meu nome, esse vos ensinará todas as coisas, e vos fará lembrar de tudo
quanto vos tenho dito.
João
14:23-26
Mas
tenho-vos dito isto, a fim de que, quando chegar aquela hora, vos lembreis de
que já vo-lo tinha dito. E eu não vos disse isto desde o princípio, porque
estava convosco.
E agora vou para aquele que me enviou; e nenhum de vós me pergunta: Para onde vais?
Antes,
porque isto vos tenho dito, o vosso coração se encheu de tristeza.
Todavia digo-vos a verdade, que vos convém que eu
vá; porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós; mas, quando eu for,
vo-lo enviarei.
E,
quando ele vier, convencerá o mundo do pecado, e da justiça e do juízo.
Do
pecado, porque não crêem em mim;
Da
justiça, porque vou para meu Pai, e não me vereis mais;
E do
juízo, porque já o príncipe deste mundo está julgado.
João
16:4-11
Então, através da presença do
Espírito Santo em nós, é que o Senhor permanecerá conosco até sua vinda (fim do
mundo) após a Grande Tribulação.
Tendo em vista que a consumação
dos séculos (fim do mundo) só acontecerá depois da Grande Tribulação, creio não
fazer sentido o Senhor dizer que irá para o Pai mas estará com sua noiva até o
fim do mundo se a vinda pessoal de Jesus acontecer sete ou três anos e
meio antes deste evento (o fim do mundo). Se a Noiva de Cristo (todos os seus
membros) se encontrará com o Senhor em uma vinda pré-tribulacional e morará com
Ele a partir daí, e o fim do mundo acontecerá somente depois da Grande
Tribulação, não faz sentido o Senhor nos consolar dizendo que estará conosco
até o fim do mundo. Ele diria algo diferente mas não "até o fim do
mundo" pois isto seria o mesmo que dizer que estará conosco, apesar de
ausente, até o fim da Grande Tribulação. Porém acredito que é exatamente isto
que Ele quis dizer.
Portanto
a Igreja permanecerá na terra pregando o evangelho até o fim do mundo, isto é,
até a vinda gloriosa do Senhor, após a Grande Tribulação.
Alguns dirão: Porque o Senhor
faria isto com sua noiva? Porque permitir que ela sofra a pior de todas as
tribulações e a pior de todas as perseguições?
Como já disse aqui em outros
estudos, durante toda a história a Noiva do Senhor tem padecido perseguições e
humilhações que por muitas vezes foram terríveis. Mas sempre a fé foi
fortalecida em momentos de tribulações. Vejam o ensinamento de Paulo sobre
isto:
Em
tudo somos atribulados, mas não angustiados; perplexos, mas não desanimados.
Perseguidos,
mas não desamparados; abatidos, mas não destruídos;
Trazendo
sempre por toda a parte a mortificação do Senhor Jesus no nosso corpo, para que
a vida de Jesus se manifeste também nos nossos corpos;
E
assim nós, que vivemos, estamos sempre entregues à morte por amor de Jesus,
para que a vida de Jesus se manifeste também na nossa carne mortal.
2
Coríntios 4:8-11
Veja neste texto acima o
ensinamento de Paulo. O fato da Noiva do Senhor sofrer tribulações (por pior
que seja) e perseguições, ele afirma que não é desamparada, nem destruída, nem
abatida. Afirma também que é trazendo sempre por toda a parte a mortificação do
Senhor Jesus em seus corpos que a vida de Jesus se manifestará neles, isto é, a
ressurreição (ver verso 14). Depois ele ainda continua:
Por
isso não desfalecemos; mas, ainda que o nosso homem exterior se
corrompa, o interior, contudo, se renova de dia em dia.
Porque
a nossa leve e momentânea tribulação produz para nós um peso eterno de glória
mui excelente;
Não
atentando nós nas coisas que se vêem, mas nas que se não vêem; porque as que se
vêem são temporais, e as que se não vêem são eternas.
2
Coríntios 4:16-18
Quando Paulo diz que a tribulação
é "leve e momentânea" não
estava querendo dizer que é fácil. Na história comprovamos que muitas das
perseguições sofridas pela Igreja não seriam suportadas nem por segundos pelo
atuais cristãos nominais. O que ele quer dizer é que por pior que seja a
tribulação ela é leve comparado com o gozo eterno da glória que será revelada.
Por maior que seja o tempo de tribulação suportado pelo cristão ela será
momentânea comparado com a eternidade da glória que virá depois. Por
isso, para os espirituais a pior das tribulações não é suficiente para
abater nossa alma. Por pior e mais terrível que possa ser a Grande Tribulação,
ela pode apenas corromper o homem exterior (corpo), mas isto renovará o homem
interior.
Não é
o discípulo mais do que o mestre, nem o servo mais do que o seu senhor.
E não
temais os que matam o corpo e não podem matar a alma; temei antes
aquele que pode fazer perecer no inferno a alma e o corpo.
Mateus
10:24,28
O anticristo pode corromper e até
matar o corpo, mas não pode tocar na nossa alma.
Veja então que, ser cristão, não
é ser isentado de tribulações e perseguições por piores que sejam.
Pelo contrário, ser cristão é atrair as tribulações e perseguições.
Veja que, apesar de nossa alma ser renovada pelas tribulações, elas não vêm
devido a necessidade de se purificar, mas vem como consequência, pois o
verdadeiro cristão, que ama ao Senhor, nunca O negará diante dos homens. Em
consequência desta posição, o verdadeiro servo de Deus será odiado e assim
atribulado e perseguido.
Portanto, qualquer
que me confessar diante dos homens, eu o confessarei diante de meu Pai, que
está nos céus.
Mas
qualquer que me negar diante dos homens, eu o negarei também diante de meu Pai,
que está nos céus.
Não cuideis que vim trazer a paz à terra; não vim
trazer paz, mas espada;
Porque
eu vim pôr em dissensão o homem contra seu pai, e a filha contra sua mãe, e a
nora contra sua sogra;
E
assim os inimigos do homem serão os seus familiares.
Quem
ama o pai ou a mãe mais do que a mim não é digno de mim; e quem ama o filho ou
a filha mais do que a mim não é digno de mim.
E quem
não toma a sua cruz, e não segue após mim, não é digno de mim.
Quem achar a sua vida perdê-la-á; e quem perder a
sua vida, por amor de mim, achá-la-á
Mateus
10:32-39
A PIOR DE TODAS AS TRIBULAÇÕES PODEM, NO MÁXIMO,
CORROMPER NOSSO O HOMEM EXTERIOR, PORÉM RENOVAR O NOSSO INTERIOR.
A PIOR DE TODAS AS PERSEGUIÇÕES PODEM, NO MÁXIMO,
MATAR NOSSO CORPO, MAS NUNCA TOCAR NOSSA ALMA, E POR ESTE MOTIVO NÃO DEVE
SEQUER SER TEMIDA.
E como isso será possível? Como
poderemos ter esta fé a ponto de a pior de todas as tribulações e a pior de
todas as perseguições corromper nosso corpo mas renovar nossa alma?
O Senhor mesmo nos responde:
...eu estou convosco todos os dias, até a
consumação dos séculos. Amém.
Texto de Fernando A. Lima Jr.
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