domingo, 14 de setembro de 2014

Os Dons Espirituais e a edificação do Corpo de Cristo

Os dons espirituais à luz da Bíblia
"A manifestação do Espírito é concedida a cada um visando a um fim proveitoso."
"Unicuique autem datur manifestatio Spiritus ad utilitatem."
"Διδεται δε εις εκαστον η φανερωσις του Πνευματος προς το συμφερον."
(1Coríntios 12.7)

Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja para a realização do ministério e a edificação dos santos. Não são dotes naturais, mas capacitação sobrenatural. Não são alcançados por mérito, mas distribuídos pela graça. Não são distribuídos conforme o querer humano, mas segundo a vontade soberana do Espírito Santo. Quatro verdades merecem ser destacadas sobre os dons espirituais:
Em primeiro lugar, a origem dos dons espirituais. Os dons espirituais não procedem do homem, mas de Deus. Não podem ser confundidos com talentos naturais. Não é um pendor humano nem uma habilidade inata que alguém desenvolve. Os dons espirituais são concedidos aos membros do corpo de Cristo, pelo Espírito Santo, quando crêem em Cristo, e são desenvolvidos na medida em que os fiéis os utilizam para a glória de Deus e edificação dos salvos. 
Nenhuma igreja pode conceder os dons. Nenhuma igreja pode ser detentora dos dons, nenhuma igreja deve ser controladora dos dons. Nenhuma igreja deve dar ênfase em determinados dons. Nenhuma igreja deve colocar os dons acima da Palavra de Deus, aliás, os dons são totalmente submissos à Palavra, pois ela, a Bíblia em seu conjunto inspirado, é a Revelação completa da obra redentora de Deus, do seu plano de salvação e da prática cristã até a vinda de Cristo. Os dons são capacitações para o aperfeiçoamento e para edificação constante do Corpo, principalmente no que tange o trabalho evangelístico da igreja, onde o Espírito Santo deve atuar em sua presença operante transmitindo a ordem do Cabeça do Corpo, a saber, Cristo.
Nenhum concílio eclesiástico tem, portanto, autoridade para distribuí-los. Os dons espirituais são dádivas de Deus à igreja. São distribuídos segundo a vontade do Espírito e não conforme as preferências humanas. Eles vêm do céu e não da terra; emanam de Deus e não dos homens.
Em segundo lugar, a natureza dos dons espirituais. Os dons espirituais são uma capacitação sobrenatural dada pelo Espírito Santo aos membros do corpo de Cristo para o desempenho do ministério. Nós somos individualmente membros do corpo de Cristo. Cada membro tem sua função no corpo. Nenhum membro pode considerar-se superior nem inferior aos demais. Todos os membros são importantes e interdependentes. Servem uns aos outros. Pelo exercício dos dons espirituais as necessidades dos santos são supridas, de tal forma que, numa humilde interdependência todos os salvos crescem rumo à maturidade, à perfeita estatura do Varão perfeito, Cristo Jesus.

Em terceiro lugar, o propósito dos dons espirituais. Os dons espirituais são recebidos de Deus e exercidos com Deus, por Deus e para Deus para que a igreja de Cristo tenha suas necessidades supridas e possa, assim, cumprir cabalmente sua missão no mundo. Não nos bastamos a nós mesmos. Nenhum membro do corpo de Cristo ficou sem dons e nenhum recebeu todos os dons. Devemos suprir as necessidades uns dos outros. Dependemos uns dos outros. No corpo há unidade, diversidade e mutualidade. Os membros não têm vida independente do corpo. Cada membro do corpo tem sua função. Cada membro precisa exercer o seu papel para que o corpo cresça de forma harmoniosa e saudável. O corpo cresce de forma harmoniosa e saudável quando servimos uns aos outros conforme o dom que recebemos.

Uma observação importante: os dons espirituais jamais poderão ou deverão substituir a Palavra de Deus e o ensino da mesma. Pode até, por ventura, faltar os dons num culto, mas jamais pode faltar a Palavra. Essa de que se não houver dons espirituais não tem culto é heresia. E se o dom espiritual não passar pelo crivo das Escrituras, deve ser rejeitado imediatamente, pois poderá não ser oriundo do Espírito Santo, mas sim do espírito humano ou, até mesmo, do espírito maligno.
Em quarto lugar, o resultado dos dons espirituais. Os dons espirituais têm dois propósitos: a glória de Deus e a edificação da igreja. Deus é mais glorificado em nós quanto mais nós nos deleitamos nele e servimos uns aos outros. O dons espirituais não são dados para autopromoção. Nenhum membro da igreja pode gloriar-se por ter este ou aquele dom, pois os dons são recebidos não por mérito, mas por graça. Usar os dons para exaltação pessoal é dividir o corpo em vez de edificá-lo. A igreja de Deus não é uma feira de vaidades, mas uma plataforma de serviço. No reino de Deus maior é o que serve. No reino de Deus perdemos o que retemos e ganhamos o que distribuímos. Quando investimos nossa vida, recursos e dons para socorrer os aflitos, fortalecer os fracos, instruir os neófitos, ajudar os necessitados e encorajar os santos, o nome de Deus é exaltado, o mundo é impactado e a igreja é edificada. Quando usamos os dons espirituais da forma certa e com a motivação certa, Deus é exaltado no céu e os homens são abençoados na terra.

Rev. Hernandes Dias Lopes/ Primeira Igreja Presbiteriana de Vitória.

Algumas considerações de Gabriel F. M.Rocha.

Nenhum comentário: