domingo, 25 de janeiro de 2015

Jesus, o Cordeiro Perfeito

Jesus, o Cordeiro Perfeito

"Que não necessitasse, como os sumos sacerdotes, de oferecer cada dia sacrifícios, primeiramente por seus próprios pecados, e depois pelos do povo; porque isto fez ele, uma vez, oferecendo-se a si mesmo" (Hebreus 7:27)

Na celebração da Páscoa, um cordeiro era sacrificado (Ex 12: 3,4). Cada família teria que ter em casa um cordeiro. Famílias pequenas demais para um cordeiro compartilhavam a Páscoa com casas vizinhas, para que, em solenidade e comunhão, todos celebrassem. No entanto, o cordeiro precisava ser perfeito, ou seja, sem defeito algum. Pois, esse ato vigente no período veterotestamentário (antiga aliança) era símbolo do sacrifício perfeito através de um Cordeiro Perfeito que ainda viria, a saber, Jesus. Portanto, o animal selecionado não poderia ter manchas, defeitos, máculas e qualquer mal visível que não o colocasse no patamar de "cordeiro perfeito" para o sacrifício.

Desse modo, o cordeiro devia ser provado (ou testado).

Era selecionado o aparentemente mais perfeito. Logo, era recolhido e acolhido entre a família. Devia, nos dias que antecediam à celebração, estar já ante a família, em casa, diante de todos até o sacrifício da tarde (Ex 12: 5,6). Podemos conjecturar: o pai de família seleciona o cordeiro, deixa um período considerável (não longo) junto de sua família e ali é testado para o sacrifício. Imaginem: como poderia esse cordeiro não cair na graça da família e dos filhinhos pequenos que o assistiam? Mas ali era provado... Se fosse mesmo perfeito, iria cumprir nele o ato da expiação, cuja festa era a Páscoa (hb. pessach = passagem/ libertação).

Assim foi com nosso Senhor, Jesus Cristo!

O que tiramos disso?

1) Segundo os decretos soberanos de Deus, Jesus foi santificado  para ser o Cordeiro para a expiação do pecado daqueles a quem o Pai elegeu (Is 42: 1; 1 Tm 2:5; Jo 3: 16; 1Pe 1: 19/ Mt 20: 28; Jo 10: 15). Ele foi o substituto, sendo que a morte cabia a nós todos, sem distinção. Mas, pelo sacrifício vicário, Ele eficazmente arrebanhou seu povo. Toda glória ao Pai, todo mérito de Cristo e toda a consumação da obra ao Santo Espírito! Nada de nós, tudo de Deus!

2) Jesus, feito como homem, esteve entre a humanidade num limitado período (onde atuou em seu ministério de aproximadamente três anos e meio). Sua igreja e seus discípulos escolhidos se "apegaram" a Ele, pois Ele os cativou e com eterno amor os atraiu (Jr 31: 3). Não todos, mas alguns, se envolveram com o Mestre que era Deus... Sua retirada do mundo causaria dores e tristezas (Lc 24: 17-21).

3) Mas o Cordeiro de Deus seria provado: essa provação (ou teste) não implica que Jesus, em sua forma humana, estaria "escravo da vontade humana" a ponto de correr o risco de  ir contra o decreto divino da redenção. A Humanidade de Cristo era perfeita (Jo 1: 14; Fp 2: 6). A provação do Cordeiro Perfeito não se passou na noção antropocêntrica que algumas teologias pregam. Mas fazia parte dos planos do Deus Soberano - para demonstração de sua glória - permitir que o Cordeiro fosse analisado e testado entre os homens a fim de evidenciar aos crentes que o Cordeiro estava apto e tem o Nome acima de todo nome (Rm 1:5). Por Ele nos apresentamos ao Pai confiantes que seremos ouvidos (1 Jo 5: 14-15; Jo 16: 24; Hb 10: 19-23).


> Jesus foi tentado pelo Diabo ( Mt 4: 1 -10). Mas  o Cordeiro era Perfeito (Mt 4: 11);

> Jesus foi provado e testado pelos líderes religiosos (Mt 15: 1-20; Mt 16: 1, 2); Mas  o Cordeiro era Perfeito (Jo 8: 7; Mt 22: 20,21).

> Jesus foi provado no Sinédrio, diante de Caifás (Mt 26: 59), mas o Cordeiro era Perfeito (Mt 26: 60, 64).

>Jesus foi provado por Pilatos (Mt 27: 11-13), mas o Cordeiro era perfeito (Mt 27: 14).

Após a insistência de Pilatos quanto a, então, inocência de Jesus e sua estratégia a fim de ver Jesus livre na então possível escolha do povo em detrimento de Barrabás, o que não aconteceu (Mt 27: 16-24), chegou-se a conclusão da análise e provação do Cordeiro. Jesus foi encaminhado para o sacrifício (Mt 27: 26), pois Ele era Cordeiro Perfeito e só Ele podia nos representar naquela cruz (Fp 2: 8; Hb 7:25; Rm 8: 34; 1 Cor 15:4; 1 Pe 3: 22).

O Cordeiro santo,  morreu pelos nossos pecados  para que fôssemos remidos e libertos da escravidão e do pecado. Jesu não conheceu pecado, mas foi feito pecado e maldição por nós. Jesus não morreu por seus pecados, pois não tinha pecado. Era Perfeito!. Morreu pelos nossos pecados, pois eramos e somos ainda imperfeitos e incapazes de nos salvarmos.  Sua morte foi vicária e substitutiva, sendo que Deus seria justo se nos deixasse perecer.

Louvado seja Deus por isso! Maravilhosa graça!

Pequena observação:

Embora, o nosso chamado em Cristo implica a busca constante pela perfeição (Fp 3: 12-16), jamais seremos perfeitos aqui nesse mundo e em nossa carne a não ser na ressurreição. Mas, segundo a própria admoestação paulina, prossigamos para o alvo rumo à perfeição. Prosseguir para o alvo a fim de alcançar o patamar mais próximo da perfeição significa tão somente não errar o alvo o que, no grego, significa "hamartia" que é traduzido ao nosso idioma por "pecado".  Somos pecadores, seres de pecado, mas não precisamos estar mais em pecado, por o que é Perfeito já nos libertou pelo sangue precioso.

“Mas pelo precioso sangue, como de cordeiro sem defeito e sem mácula, o sangue de Cristo.” (1Pe 1.19)


Gabriel Felipe M. Rocha.


Nenhum comentário: