terça-feira, 6 de janeiro de 2015

Uma necessária reflexão

Uma necessária reflexão:
Para fugir das seitas e das heresias


Estou apresentando aqui neste blog e em outros meios de divulgação alguns textos e postagens que abordam o tema: seitas, heresias e religiosidade. Como a pouco mais de três meses deixei de congregar numa denominação religiosa sectária e cheia de problemas doutrinários e problemas na liderança e administração de recursos financeiros, acho pertinente postar aqui alguns textos que denunciam essas mazelas que existem não só ali, mas em muitas igrejas que abandonaram a verdade geral da Palavra de Deus para se fundamentarem em dons subjetivos e em "novas revelações", o que caracteriza uma SEITA. 

Vou falar sobre algumas seitas históricas e sobra algumas que surgiram aqui no Brasil e que se espalham em vários lugares: Falarei do Adventismo, do espiritismo, das Testemunhas de Jeová, dos mórmons e citarei também algumas igrejas de cunho neopentecostal com sérios problemas doutrinários, como a Igreja Cristã Maranata (o maranatismo) e outras tantas.

Embora não participamos do ato da salvação divina (que é por graça e soberania de Deus e é segura em Cristo), nós - pela vida cheia do Espírito Santo - crescemos a cada instante em graça, conhecimento e fé. Vivemos e manifestamos em nossa existência o processo da salvação através de uma vida voltada para Deus e conforme sua Palavra (e não confirme a sua religião), sendo Deus mesmo quem nos faz perseverar no caminho dando graça, disposição, força e oportunidades.

Uma das tantas oportunidades e recursos oriundos da graça divina é a CONGREGAÇÃO. Isso! A nossa igreja é um dos tantos meios de graça que Deus nos concedeu para que venhamos nos tornar crentes melhores e aptos para o serviço do Reino.

Pertencer a uma igreja não é simplesmente bom. A Bíblia nos ensina que congregar é algo indispensável, pois é na comunhão da congregação que, efetivamente, somos membros do Corpo de Cristo. De fato, somos membros do Corpo de Cristo quando recebemos a fé, mas o ser membro é ser operante, assíduo e participante da comunhão da igreja.

Mas aqui entra o conteúdo central de nossa reflexão: até que ponto sua igreja, de fato, é igreja compromissada com a Palavra de Deus a fim de te dar todo o apoio necessário para o crescimento pessoa e congregacional?


Se sua denominação, através de sua liderança, ensina que ela (a igreja) surgiu por meio de uma "nova revelação" e que você está na igreja perfeita, na única obra de Deus, no único lugar que Deus fala, numa igreja "mais especial" e única "igreja fiel a Cristo", e que, se você sair dela, você não tem mais a benção de Deus, ou, que usa "dons espirituais" (ou supostos dons espirituais) para manipular e formatar mentes, ou se tem um conjunto de doutrinas e práticas que não se justificam pelas Escrituras e ainda são sustentadas por argumentos abstratos como "doutrina revelada" ou coisa parecida, ou, não apresenta uma estrutura fiscal clara para a congregação a fim de cometer diversas promiscuidades com as arrecadações financeiras, ou se tem um líder que não abandona a liderança por nada, pois a igreja pertence ele, ou se a liderança é corrupta e já estampou capas de jornais e noticiários televisivos por causa de escândalos e os tais continuam em suas funções de liderança sem qualquer sinal de arrependimento, ou, se dizem que você não precisa estudar a Bíblia, pois a "letra mata" e usa outros textos fora de contextos em pretextos para sustentar suas heresias, ou, se firmam em usos e costumes diversos, te medem pelo que você veste e promove amor denominacional acima do amor pelas vidas, sinto em te informar: você está num lugar complicado. Não que Deus não fale ali, não opera sinais e concede bênçãos. Isso Ele faz porque a benção e a salvação pertencem a Ele e não a instituições humanas e religiosas. Mas se queres crescer em graça e em crescimento na fé e no conhecimento de Jesus Cristo, você já tem vários motivos para não congregar ali e procurar um lugar onde o Evangelho é pregado conforme a graça divina e conforme os parâmetros das Escrituras (que é a Revelação de Deus na Pessoa Ressurreta e Glorificada de Jesus Cristo).

O Evangelho produz pessoas melhores para honra e glória de Deus e não de homens e instituições e denominações. De todos os motivos bíblicos que você tem para viver aquilo que Deus tem estabelecido em sua Palavra, nós destacamos pelo menos um:

Se sua igreja se identifica com algumas dessas características (ou todas elas), sua igreja não é bíblica. Mesmo falando de Jesus, eternidade e fé, ela está afastada dos parâmetros bíblicos e se fecha em sectarismo religioso ou denominacionalismo exacerbado. Isso é perigoso, pois gera crentes com alguns problemas sérios no que tange o amadurecimento cristão e o necessário crescimento em graça, em espírito, fé e conhecimento.  Pode gerar crentes (e talvez você que está lendo pode ser um) que se preocupam mais com suas funções e crescimentos ministeriais do que o efetivo trabalho em prol de vidas. Pode gerar fariseus que medem os outros irmãos o tempo todo e se colocam como fiscais da vida alheia, vigiando o próximo a fim de verificar se o mesmo cumpre a inúmeras legislações e regras  da igreja e se o próximo jejua, madruga e é assíduo em cultos, gerando acusações, falsos dons espirituais condenatórios, inimizades, contenda, inveja. Tudo isso ao invés da genuína comunhão, abraço, exortação, cuidado, repreensão em fé e graça e edificação. Muitos (por obra do Espírito Santo) superam essas aporias geradas nessas sinagogas através de uma vida verdadeiramente piedosa, bondosa e cheia dos frutos do Espírito Santo.

Reveja sua postura. Leia a Palavra de Deus longe dos critérios cegos de sua denominação e procure viver a Palavra. Não! A Bíblia não mata, pode ler tranquilo...  "a letra mata e o Espírito vivifica" é outro contexto. Seja como os crentes de Beréia, vá às Escrituras verificar se o que ensinam em sua congregação procede mesmo como falam. Deus iluminará! Eu mesmo (que escrevo) procuro fazer isso, pois preciso a cada dia alcançar a perfeição, embora é certo que não a alcançarei aqui, a não ser em glória com Cristo. Quero a cada dia ser melhor e desfazer constantemente do velho homem, por isso sei o quanto a presente reflexão é pertinente.

Que Deus nos ajude.



Gabriel F. M. Rocha.

Nenhum comentário: