quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

Parte 2

Segunda parte

2 – O conceito de Seita e Heresia: por que a I.C. Maranata é seita e prega heresia?

          Seita é uma palavra oriunda do latim "secta" cujo significado central é “seguidor”. O termo é utilizado para designar um grupo numeroso de uma determinada corrente religiosa, filosófica ou política que se destaca da doutrina principal. Sectário é um termo que designa o indivíduo que faz parte de uma seita. Uma seita pode também ser considerada uma "divisão", "partido" ou "facção". Nesse aspecto, a seita é ambígua, pois pode se tratar do próprio cristianismo em si. Aliás, o cristianismo no início foi chamado de “seita” pelos líderes religiosos do período apostólico. No entanto, o termo “seita” cabia ali, pois, de fato, o cristianismo era algo novo que surgia. Mas, hoje, o cristianismo, a Bíblia a o Evangelho é já estruturado e conhecido por grande parte do planeta, portanto, qualquer “novidade”, ou “nova revelação”, “doutrina revelada” e “outro evangelho” é sectário. A palavra seita vem da mesma palavra grega que a palavra heresia. Essa palavra é háiresis, que em grego significa escolha, tomar partido, corrente de pensamento, escola, etc. Quando a palavra háiresis passou para latim, transformou-se em secta.
           Em muitos casos, a palavra "seita" serve para descrever uma divisão ocorrida no cristianismo. Heresia já implica qualquer afastamento da Verdade. Veja bem:
·         Existe já a Bíblia. A Bíblia é a junção de livros inspirados e revelados que são a Palavra de Deus, certo? Sua mensagem não pode ser ultrapassada e ali contém toda a Verdade na qual Cristo se revela como Filho de Deus. Nela está tudo que o crente necessita saber sobre a vida eterna e sobre o plano da salvação. Correto?
·         Pois é, mas se sua igreja diz que ela surgiu de uma “nova revelação”, onde as “doutrinas” foram “reveladas”, isso não deixa de configurar um “outro evangelho”. E a própria Bíblia chama de amaldiçoado o “outro evangelho”. Portanto, sua igreja é uma seita. A I.C. Maranata é seita nesse sentido, pois defende um conjunto subjetivo de heresias e ensinamentos que não se justificam pela verdade geral das Escrituras, mas nascem de textos isolados. Toda igreja que isola textos, versículos e temas para defender um conceito, é seita e está praticando uma heresia. Porque, além de se colocar como “igreja especial” e “única detentora” da “revelação”, ela modifica, transtorna e ultrapassa a Sã Doutrina de Jesus Cristo. Exemplo: a Bíblia fala sobre o PODER DO SANGUE DE JESUS, mas não fala NADA sobre o ato litúrgico repetitivo que eles chamam de “clamor”. Usam textos isolados, como o de Hebreus 10: 19 para tentar justificar o ato repetitivo do “clamor”, mas em Hebreus 10: 19, assim como em outros textos que falam do sangue, mostram apenas que é através do sangue de Jesus derramado que hoje nós temos acesso a Deus em Jesus Cristo, pelo NOME de Jesus.  Mas falarei sobre a confusão do “clamor” aqui neste texto ainda.
           Contudo, a Igreja Cristã Maranata se iguala hoje às outras seitas pseudo-cristãs como a Congregação Cristã do Brasil, Testemunhas de Jeová, Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos últimos Dias, Igreja Adventista do Sétimo Dia, espiritismo cardecista, Igreja Universal do reino de Deus, etc. Tirando algumas, como a IURD, todas essas seitas têm uma história parecida com a da I.C. Maranata. Todas nasceram como “vontade de Deus”, para criar uma igreja onde Ele “falaria de forma especial” e que “mostraria novas coisas”, “revelaria”, etc. A I. C. Maranata tenta se justificar como não sendo uma seita através de ensinos onde explica que ela é aberta, cultos abertos, prega Jesus, etc. Mas todas as seitas que citei acima também fazem isso e não deixam de ser seitas. As Testemunhas de Jeová tem a reunião aberta, mas é seita! Os mórmons poregam (e muito bem) sobre Jesus e sobre a salvação. Inclusive dão ênfase à volta de Jesus, mas é seita! Para os mórmons mesmo, o “evangelho” deles e “as revelações” vieram do céu através dos “dons espirituais”. A I.C.Maranata nasceu também assim (segundo eles). Surgiu de uma “nova revelação” a um grupo específico, pois “todo o Evangelho ao redor se encontrava corrupto”. De fato, o cristianismo ao redor do mundo se corrompeu bastante, mas Deus teve a necessidade de formatar um “outro evangelho” revelando a um específico grupo religioso? Pois é! Eu acreditei um dia nessas mentiras e até as defendi como fazem hoje os religiosos “maranáticos”, mais amantes da placa de suas igrejas do que o verdadeiro crescimento cristão. A placa e a denominação está acima até mesmo das famílias, cuja algumas se destroem ali dentro sem sequer haver um estudo, uma palavra ou uma exortação constante sobre a primeira instituição divina, a saber, a família.

3– A verdadeira história da Igreja Cristã Maranata: Contra fatos, não há argumentos!

          Hoje se conhece a verdadeira motivação para a criação da Igreja Cristã Maranata, conforme relatado em ata oficial e noticiado pela imprensa local do Espírito Santo.

A)  Nasceu de um “racha” – A I.C. Maranata é uma igreja neopentecostal que surgiu de um racha da Igreja Presbiteriana. O cisma veio em uma eleição para pastor, que Jedaias Gueiros perdeu. Ele é irmão de Gedelti Gueiros, atual presidente da Maranata (Ata Oficial da IP de VV/ Livro de Joel Brinco/jornal A GAZETA, TERÇA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2012, CIDADES 5).

B) Insatisfação – Insatisfeitos com a situação e com o argumento de que era necessário uma renovação espiritual, um grupo fundou uma nova congregação na Toca – atual Divino Espírito Santo –, em Vila Velha, que deu origem à Maranata (Ata Oficial da IP de VV/ Livro de Joel Brinco jornal A GAZETA, TERÇA-FEIRA, 27 DE NOVEMBRO DE 2012, CIDADES 5).

           Além disso (racha e insatisfação), dissimular o verdadeiro motivo de sua origem pode revelar um “espírito” estranho, o que é preocupante.

“Mas Deus escolheu as coisas loucas deste mundo para confundir as sábias; e Deus escolheu as coisas fracas deste mundo para confundir as fortes E Deus escolheu as coisas vis deste mundo, e as desprezíveis, e as que não são, para aniquilar as que são; Para que nenhuma carne se glorie perante ele.” (1 Co 1.27-29).

“Tenho escrito à igreja; mas Diótrefes, que procura ter entre eles o primado, não nos recebe.” (3 João 9).

           É preciso ter humildade e, sobretudo, aceitar, quando o Senhor está nos aperfeiçoando. O que aconteceu na Igreja Presbiteriana naquele momento (década de 60) pode ter sido uma operação do SENHOR Deus, que estaria colocando as coisas nos seus devidos lugares.
          Quer dizer, Deus estaria escolhendo as coisas loucas e fracas, para confundir as sábias e fortes, e as vis e desprezíveis e as que não são, para aniquilar as que são, a fim de que ninguém fosse levado à presunção. Mas a I.C Maranata preferiu o caminho da presunção religiosa.
        Querer ter a primazia pode-se incorrer no risco de não se receber mais a “Verdade” e o “Amor”, como aconteceu com Diótrefes.
        O escândalo noticiado pela mídia, e que está sendo apurado pelas instituições competentes, é um fato, não há como negar. O que se apura são as responsabilidades de cada parte.
        Que os fiéis não fixem o seu olhar somente nisso, MAS que deem atenção também aos aspectos doutrinários, teológicos, e aos ensinos e práticas dessa denominação, o que é sempre bom nesses momentos conturbados.
        Agradeço ao amado irmão da Igreja Presbiteriana de Vila Velha-ES (Joel Brinco) pelas informações a respeito da origem da denominação Igreja Cristã Maranata.

3. 1 – Maranata: "uma igreja que surgiu da luta pelo poder".

(História contada em livro escrito a partir de atas oficiais)

           A "igreja do seu Abílio". Assim era conhecida a instituição freqüentada pela família de Abílio Gueiros, que, no fim dos anos 60 – após um racha com a Presbiteriana –, deu origem à Maranata. Hoje, a instituição, que possui quase 5 mil templos espalhados pelo país, é comandada por um de seus filhos, Gedelti. 
        A criação da Maranata foi relatada em um livro escrito por Joel Ribeiro Brinco. A intenção do autor, que conviveu com os Gueiros desde os 7 anos, foi a de contar a história de sua igreja – a Presbiteriana – em Vila Velha, uma história que está ligada à criação da Maranata. 
       Segundo os relatos de Joel, a nova igreja surgiu de um racha ocorrido no seio da Presbiteriana. "A paz terminou em 28 de janeiro de 1965", relata. Ele refere-se à data em que o irmão de Gedelti, Jedaias, perdeu a eleição para pastor, pondo fim à hegemonia da família Gueiros à frente da Presbiteriana.
       Jedaias havia sido eleito pastor por três vezes consecutivas, mas não chegou a assumir o último mandato. Decidiu aceitar um convite para pastorear uma outra unidade presbiteriana no Rio de Janeiro. Seis anos depois, após passar em um concurso para juiz no Estado, decidiu retornar e reassumir o comando da igreja, em uma nova eleição. "A família Gueiros dava como certa a eleição de Jedaias", conta Joel.

Surpresa

          Para surpresa de todos, o resultado foi outro. "Jedaias perdeu para um pastor humilde, recém-chegado a Vila Velha, do interior do Estado", conta Joel. Era o reflexo, diz o autor, do crescimento do município, de sua população e, por consequência, do número de presbiterianos.
          Esses novos fiéis, pondera Joel, não tinham ligação com a família Gueiros. "Os Gueiros, reconhecidamente, fizeram muito por Vila Velha. Mas para os novos moradores eram desconhecidos". Pesava ainda o fato de que Jedaias estava fora da comunidade havia seis anos. 
          O irmão de Gedelti perdeu as eleições para Sebastião Bittencourt dos Passos por uma diferença de 21 votos, resultado que não foi aceito. "A família Gueiros julgava ser muito improvável a eleição do Sebastião, face a grande influência que sempre exerceu na igreja", diz Joel.

Resultado

          O resultado disso se viu nos anos seguintes. O primeiro passo foi uma tentativa da família Gueiros de anular a eleição. Num primeiro momento até conseguiram. A cúpula da Presbiteriana aceitou o pedido e manteve Sebastião na igreja apenas como pastor evangelista e não titular.
           Essa decisão não agradou a outros membros da igreja, que alegavam desconhecer os motivos que levaram a eleição a ser anulada. Com a pressão dos fiéis, a cúpula da Presbiteriana decidiu confirmar a vitória de Sebastião, que voltou a ser pastor titular. "Essa decisão foi um balde de água fria nos propósitos dos Gueiros", pondera Joel.
           Nos meses seguintes, os Gueiros começaram a se reunir em outra congregação, numa comunidade chamada Cruz do Campo, no bairro da Toca, em Vila Velha. Lá recebiam pastores de outras denominações. "Com uma doutrina diferente da presbiteriana, que incluía revelações e línguas estranhas", diz o autor.
           Foi dessa pequena congregação que surgiu uma nova igreja, a Cristã Presbiteriana. Alguns anos depois seu nome foi trocado para Maranata. "Uma igreja que surgiu a partir de uma luta por poder", assinala Joel, cujo livro foi baseado nas atas históricas mantidas nos arquivos da Igreja Presbiteriana.

Igreja Maranata diz que história é outra

          A Maranata garante que a história da igreja é outra. Por intermédio de nota, informou que o primeiro culto aconteceu em 1968, na Igreja Cristã Presbiteriana, em Itacibá. O pastor, Milton Leitão, falou para um grupo de 200 membros "que desejava uma maior comunhão com Deus". 
       O grupo expandiu-se no ano seguinte, com membros de Vitória, Vila Velha, Ataíde, Campo Grande e Afonso Cláudio. A construção do primeiro templo foi em 1972, no bairro de Belém, conhecido como Toca. "Uma igreja de taipa, coberta de telha de amianto", diz a nota. 
        A partir daí, a igreja cresceu, organizou sua doutrina e alterou o nome para Maranata. "Emergiu do seio da comunidade evangélica mundial, com ênfase no batismo com o Espírito Santo e nos dons espirituais", diz a nota.
       No entanto, adquirindo formatações exclusivistas, se colocando como “Obra Filha Única”, sendo que as outras igrejas eram inferiores. Além disso, o sistema religioso da ICM foi sustentado através de ameaças como “perder a salvação”, a benção do Espírito Santo ou até mesmo “morrer” caso alguém deixasse a seita. Portanto, nasceu uma igreja de cunhos sectários sutis e ás vezes evidentes.


CONTINUA NA POSTAGEM POSTERIOR

9 comentários:

Mauricio Garcia disse...

"Usar o episodio em que Davi diz: ''Que não ousaria tocar em Saul, por ele ser o ungido do Senhor'' com a intenção de condenar todo tipo de critica e repreensões justas contra os pastores, é uma das maiores falácias que já inventaram, qualquer lida atenta aos textos anteriores e posteriores poderemos ver Davi constantemente condenando e recriminando as atitudes de Saul. Então fica claro que ''não tocar no ungido'', significava não agredi-lo fisicamente e nem mata-lo e não que era pecado repreende-lo." - Gilberto Chagas
Qualquer semelhança com sermões icemitas entenda como "pura coincidência".

Mauricio Garcia disse...

"Usar o episodio em que Davi diz: ''Que não ousaria tocar em Saul, por ele ser o ungido do Senhor'' com a intenção de condenar todo tipo de critica e repreensões justas contra os pastores, é uma das maiores falácias que já inventaram, qualquer lida atenta aos textos anteriores e posteriores poderemos ver Davi constantemente condenando e recriminando as atitudes de Saul. Então fica claro que ''não tocar no ungido'', significava não agredi-lo fisicamente e nem mata-lo e não que era pecado repreende-lo." - Gilberto Chagas
Qualquer semelhança com sermões icemitas entenda como "pura coincidência".

Anônimo disse...

Bom.. Não frequento mais a ICm, porem minha familia frequenta e respeito e muito a decisão deles. Fui na Vigília da Igreja que escolhi para Congregar e apos a Vigília voltei para aquele cerimonial de encontros ICM.. Fiquei Literalmente Horrorizado, maioria vinha conversar comigo como se eu tivesse caido "Volte para a Obra .. Bl bla bla bla bal". Dai O Pst muito educado senta ao meu Lado e começa a falar que esta Obra é unica, que esta obra é isso é aquilo que nao encontra outra igual e por ai vai... (umas 2 hs de prosa).. Moral de tudo isto? Tive a certeza que de fato a ICM não é meu Lugar mesmo. Estou Muito feliz nesta nova congregação e INFELIZMENTE TIVE A CERTEZA QUE ARROGÂNCIA e SOBERBA CONTINUA A MESMA .. Ou Seja Saiu da Icm esta como o filho prodigo, esta no Movimento e por ai vai.. O que fazer irmaos? Orar r muito para todos eles Feliz Ano Novo. Que seja um ano de mUitas bençãos a todos nós.. Jesus esta Voltando !!! Amém

Carlos disse...

Que conversa fiada. O livro e a declaração do autor publicada na Gazeta (sempre a Gazeta, dirigida por um maçom, irmão de maçonaria do ex-pastor Mário Moraes) expressa apenas todo o ressentimento do autor presbiteriano que viu a Maranata crescer em todo o estado e no país e a Presbiteriana minguar. Os irmãos presbiterianos fieis ao Senhor não merecem esta exposição pessoal do autor do livro, cheia de rancor e inveja. A Maranata é uma igreja aberta a todo o povo de Deus, tanto que na ceia os pastores sempre ressaltam: "Se você pertence a alguma outra igreja evangélica, é batizado nas águas e está em COMUNHÃO com sua igreja, você pode cear conosco, pois a ceia não é a ICM, mas do Senhor Jesus. Agora, a ICM preza muito por sua doutrina. Fui batista e, com satisfação, pertenço hoje a Maranata e nem por isso fico difamando a igreja a qual pertenci covardemente no anonimato, como o autor deste blogger, que é apenas um da meia dúzia de caídos que calunia a ICM. Quem é do Segue seu caminho na denominação que escolheu, não perde tempo caluniando o povo de Deus da denominação que, um dia, com amor o acolheu. Fui batista e respeito os irmãos batistas, assembleianos, presbiterianos, metodistas. O povo de Deus é um só. Maranata, ora vem Senhor Jesus. Claro, o autor do blogger não irá aprovar este comentário. Como autor do livro, teve seus interesses e vaidade contrariados...

Gabriel F. M. Rocha disse...

Humm, interessante, Carlos! Lendo suas bobagens típicas de religioso doente pela "obra", percebi algumas coisas: Primeiro: A fonte não define a veracidade do relato. Aliás, minha postagem está dividida em várias outras partes. Por que não tenta refutar pela Palavra da Verdade tudo que escrevi sobre a seita que você frequenta? Segundo: Como toda igreja neopentecostal (Mundial, Universal, Maranata, etc.), a Igreja Maranata cresce. Agora, me espanta a sua informação tão desqualificada e desatualizada. As igrejas presbiterianas tem um bom histórico no país. A IPB não cresce como as igrejas neopentecostais (cuja maranata faz parte). Contudo, o crescimento presbiteriano tem sido um dos mais destacados no momento, exatamente pelo fato de muitos crentes oriundos de igrejas como a sua observarem algumas verdades. Que culpa temos nós de termos uma solidez doutrinária? Aliás, nosso trabalho como igreja deixa a maranata com vergonha. Então, gente boa... Quem mingua hoje são vocês. Ainda mais cheios de escândalos nas costas. Hipócritas, sectários e religiosos!Será que um membro presbiteriano (com toda história que tem) vai ficar com inveja de uma seita de malucos cheia de problemas, falhas doutrinárias, liderança corrupta, famílias destruídas (pode notar que em sua igreja tem bastante), etc. Que isso! Você viajou feio na maionese. O fato de pastor falar "X" em ceia e ser aberta não a livra da configuração sectária que tem. Convivam com tal verdade! Leiam a Bíblia! Ela é a Palavra de Deus! Deixem de farisaísmo e religiosidade e enxerguem as verdades que estão perto e dentro das sinagogas de vocês, hipócritas! Terceiro: aqui em meu blog, a ICM não foi difamada. tente refutar as verdades que escrevi com fontes seguras e verdadeiras. Em outras partes eu falo sobre os erros doutrinários de vocês! Tente mostrar que estão certos! Não conseguem não é? Acusar fazem bem como fizeram aqui comigo na cidade de Santa Luzia, não é covardes!Heréticos! Meus olhos foram abertos de maneira tão maravilhosa e sofri tanta perseguição na seita que eu frequentei (ICM) que sinto-me no dever de escrever tais coisas. Faça o seguinte: se está irado com o escrevi (e sei que está), tente mostrar que está certo biblicamente... Falou muito de covardia, mas exerce em seu diaconato a mesma covardia, não é? Continue irado com o que escrevi. Sei que é incapaz de mostrar o que é certo. Vá cuidar das famílias que precisam e não tem o apoio da seita que vc defende. Ah! Mais casais se separaram lá, não foi? Pois é... Mais jovens se foram, não é... Pois é! Portanto, lave sua boca para falar de ministérios e igrejas honrosas (como a que hoje faço parte). Elas não são perfeitas, mas graças a Deus (o Bom Deus) elas são igrejas de verdade. Prega um Evangelho bíblico e não pensado na cabeça de Gedelti e um limitado grupo que jogam essas fezes teológicas para cima de vocês sob a égide de "revelação". Já notou que a história dos mórmons, testemunhas de jeová, adventistas, congregação cristã, etc. se confundem com a de vocês? Todas essas vieram de uma suposta "nova revelação". Então, se for para escrever besteiras, polpe seu tempo. Pelo contrário, insisto: tente me dizer pela Bíblia onde estou errado. Ah! Se for o Carlos que estou pensando quem é, cuidado...em seu facebook há curtidas sua em páginas homossexuais. Cuidado varão da ICM...

Gabriel F. M. Rocha disse...

Por último: "caído" eu não sou! Estou de pé, meu caro! Olha que posso estar mais de pé que você mesmo. Não fico por aí falando de "maranata" postei apenas uma vez neste mesmo blog em 7 partes e nunca mais toquei nesse passado sombrio que é a maranata para mim. Hoje estou de pé. Sei o que é Evangelho e sei o que eu devo hoje fazer como verdadeiro cristão. Isso, contudo, não me impede de dizer algumas verdades. Não me importo com a ira dos fariseus e religiosos como meu Senhor Jesus não se importou. Tomara que por minhas críticas vocês possam conhecer a verdade e se afastarem de falsas doutrinas, enganos e domínio humano.

Carlos, tente dizer que essas aqui são mentira e justifique pela Palavra em uma honestidade hermenêutica confiável. Use a Bíblia e tente mostrar que está errado a postagem abaixo.

http://palavraserio.blogspot.com.br/2014/12/uma-necessaria-reflexao.html

Parte 3: http://palavraserio.blogspot.com.br/2015/01/parte-3.html


Parte 4: http://palavraserio.blogspot.com.br/2015/01/parte-4.html

Parte 5: http://palavraserio.blogspot.com.br/2015/01/parte-5.html

Parte 6: http://palavraserio.blogspot.com.br/2015/01/parte-6.html

Carlos disse...

Quem ataca outras igrejas evangélicas não é um dos nossos. Em vez de pregar o evangelho caluniam a igreja que, um dia, com amor os acolheu. São sempre os mesmos. Cheios de ódio e rancor. Negar os dons espirituais é negar o Espírito Santo. Jesus nos alertou:
"A letra mata, mas o espírito vivifica".

Gabriel F. M. Rocha disse...

Quem ataca pode ser mesmo. Mas aqui não há "ataques", mas sim verdades muito bem colocadas, escritas e esclarecidas. Por que você não avisa ao mestre de vocês, o Gedelti, pois ele sim vive atacando os outros tentando colocar o grupo sectário de vocês como o grupo exclusivo. Aliás, ninguém aqui nega os dons espirituais. Deixe de ser ignorante e burro! O que refutamos aqui é a forma como os dons são aplicados, gerando as falsas profecias e "profetagens" de vocês. Cremos nos dons e na operação do Espírito Santo. Só não cremos que dons e "novas revelações" estejam acima da Palavra! Você citou "a letra mata...". Mas porque você usa texto isolado? Paulo não fala da Bíblia como letra, mas da Lei que mostra a morte! Texto isolado fora do contexto é pretexto. Vá estudar a Bíblia!

Anônimo disse...

gggfffffggggggg