sexta-feira, 27 de junho de 2014

No zelo não sejais vagarosos

No zelo não sejais vagarosos

Não sejais vagarosos no cuidado; sede fervorosos no espírito, servindo ao Senhor;” (Romanos 12.11)

“Remisso” é um adjetivo pesado. Os linguistas o identificam como “indolente”, “vagaroso”, “da pouca intensidade”. E era exatamente isso que Paulo queria dizer. O verdadeiro crente, salvo para servir a Cristo, não pode ter estas qualidades negativas. Nosso comportamento cristão denota o tipo determinante que somos diante do Senhor. “Pelos seus frutos os conhecereis”, disse Jesus (Mateus 7.16), significando que o mundo nos julga pelo que faremos, não pelo que dizemos…

O crente, membro da Igreja que é “remisso” é, também, por consequência trabalhoso, rebelde, inconstante e sem nenhuma consciência do seu chamado. Que faz ele? – nada. Não trabalha, – atrapalha.

Há três significações interessantes no sentido do adjetivo “omisso”, (– no grego):

1) “movimentar-se em favor de uma causa, ou de uma pessoa”, ou seja, estar disposto a dar-se,a gostar o seu tempo, a dedicar a sua vida na promoção de algo nobre, ou em favor de alguém. Este pensamento nos identifica com a causa nobre do Evangelho, empenho esse que levou Paulo a exclamar “Ai de mim se não evangelizar” (I Coríntios 9.16). O crente precisa saber “porque” e “para quê” é crente. Essa consciência de finalidade da vocação cristã é indispensável à vida consagrada. Embora vivendo neste mundo, nossa meta é a “cidade cujo fundador e construtor é Deus” (Hebreus 10.11,16). A responsabilidade de mostrar ao pecador o caminho que o levará à cidade celestial é toda nossa, – minha e tua. Não sejamos pois remissos nessa obra de sentido e realidade eternos; 2) um outro sentido de “remisso” é “fazer algo de maneira séria”, quer dizer, responsável, que assume compromissos e se esforça para cumprí-los. Impossível, irmãos amados, trabalhar ou realizar alguma coisa, cercado de irresponsáveis. Jesus é o maravilhoso arquiteto do crente responsável. Como crente, cristão de Cristo e membro da igreja do Senhor, você não pode, não deve ser um irresponsável. Infelizmente é o que muitos têm sido, para envergonhar o Evangelho, impossibilitando a obra do Espírito Santo e o crescimento do Reino de Deus; 3) o terceiro e último sentido que desejamos frisar é o de, pelo menos, “revelar disposição, boa vontade”. É o mínimo que Deus pode querer de nós, o que significa: se não estamos dispostos a fazer, e somos omissos, permitamos, ao menos, que outros façam. Quão doloroso é irmãos, vermos pessoas nas nossas igrejas, que se dizem crentes (seus nomes estão no rol de membros…) que por fraqueza espiritual, incredulidade, preguiça, descaso e inveja, estão propositadamente prejudicando a igreja de Jesus Cristo! Recomendamos a esses irmãos a leitura judiciosa de Gálatas 6.1 e Hebreus 10.26-31. Se estas escrituras não comoverem o seu coração, você não é um crente em Jesus; é um incrédulo verdadeiro, e está perdido. O caminho para o crente autêntico é não ser remisso, mas submisso, obediente e fiel, no zelo, no trabalho, no testemunho. 


Amém.

Nenhum comentário: