Como
sou do time (chato) dos que gostam de textos mais longos e gosto de partir de
pressupostos mais definidos, posto aqui mesmo um texto sobre o assunto "Pré-tribulacionismo ou Pós- tribulacionismo?".
Antes de qualquer coisa, gostaria de
enfatizar que:
1) Estaremos dialogando aqui sobre dois temas que tratam de
como será a vinda de Cristo. Se será antes da Tribulação e Grande Tribulação ou
se será depois. Mas, independente de qual vertente se acredite, o fato da Volta
de Jesus é esperança da Igreja e Ele não tardará segundo sua promessa. Jesus
vem!
2) Este texto é resultado de estudo bíblico sério e não de
simples cópias e colagens que se vê em muitos blogs de baixa categoria por aí,
onde os responsáveis pelas postagens postam temas que mal saberiam dialogar e
discutir em debates. Aqui levamos a Palavra a sério!
Em 1956,
Gerald B. Stanton escreveu um livro chamado "Kept from the hour"
(guardado da hora). O título do livro baseia-se em Apocalipse 3:10, para provar que a igreja não passará pela grande
tribulação. Desde sua publicação, essa obra tem sido disponibilizada como um
trabalho padrão para a promoção do arrebatamento pré-tribulacionista. Já no
primeiro capítulo, o autor escreve: "Sob
nenhuma circunstância a verdadeira igreja de Jesus Cristo passará por qualquer
parte do período da tribulação" (pg. 12).
Com este
artigo, queremos mostrar detalhadamente que a frase "...te guardarei da hora da provação...",
não ensina de forma alguma que seremos mantidos fora do tempo da grande
tribulação, mas justamente o contrário. Abaixo nós temos o texto de Apocalipse 3:10 com uma tradução
interlinear de sentido horizontal:
ὅτι (porque)
ἐτήρησας (guardaste) τὸν (a) λόγον (palavra)
τῆς (da) ὑπομονῆς (perseverança)
μου, (minha,) κἀγώ (também
eu) σε (te) τηρήσω (guardarei) ἐκ (de)
τῆς (a) ὥρας (hora)
τοῦ (da) πειρασμοῦ (provação)
τῆς (a) μελλούσης (que
está para) ἔρχεσθαι (vir) ἐπὶ (sobre) τῆς (o)
οἰκουμένης (mundo) ὅλης (todo) πειράσαι (para
provar) τοὺς (os) κατοικοῦντας (que habitam) ἐπὶ (sobre)
τῆς (a) γῆς. (terra.)
Alguns
argumentam que o sentido de "guardarei"
em Apocalipse 3:10, significa "tirarei
de um lugar e guardarei em outro lugar". Porém, mesmo que alguém
conseguisse provar que essa é a forma como a igreja será guardada, a partir da
hora da grande tribulação, nada no texto indica que este outro lugar é o céu.
Aliás, o verbo "guardarei", só tem sentido se a Igreja continuar
na terra, pois a provação virá sobre os habitantes da terra, e entre estes
habitantes da terra estará a Comunidade Fiel de Jesus, que será guardada.
No Léxico do
N.T. Grego/Português, F. Wilbur Ginglich & Frederick W. Danker (Edições
Vida Nova), na página 206, temos as seguintes definições da palavra grega
τηρέω:
1] guardar, manter vigilância sobre [veja Mateus 27:36,54; 28.4; Atos 12:5; 24:23]
2] guardar, reservar, preservar, manter [veja João 2:10; 17:11s, 15; Atos 25:21; 1 Co 7:37; 1 Timóteo 6:14; 2 Timóteo 4:7; 1 Pedro 1:4; Jd 1:13; Apocalipse 3:10; 16:15]
3] guardar, observar, prestar atenção a, cumprir [veja Mateus 23:3; 28:20; Marcos 7:9 v1.; João 9:16; 14:15,21; 1 João 3:22,24; Apocalipse 3:8,10; 12:17; 22:7]
1] guardar, manter vigilância sobre [veja Mateus 27:36,54; 28.4; Atos 12:5; 24:23]
2] guardar, reservar, preservar, manter [veja João 2:10; 17:11s, 15; Atos 25:21; 1 Co 7:37; 1 Timóteo 6:14; 2 Timóteo 4:7; 1 Pedro 1:4; Jd 1:13; Apocalipse 3:10; 16:15]
3] guardar, observar, prestar atenção a, cumprir [veja Mateus 23:3; 28:20; Marcos 7:9 v1.; João 9:16; 14:15,21; 1 João 3:22,24; Apocalipse 3:8,10; 12:17; 22:7]
Observem que
na oração feita por Jesus em João 17:15,
nós encontramos o verbo τηρέω (guardar) sendo usado como antítese
do verbo αἴρω (tirar)
οὐκ (não)
ἐρωτῶ (peço) ἵνα (para
que) ἄρῃς (tires) αὐτοὺς (eles) ἐκ (de)
τοῦ (o) κόσμου, (mundo,)
ἀλλ᾽ (mas) ἵνα (para
que) τηρήσῃς (guardes) αὐτοὺς (eles) ἐκ (de)
τοῦ (o) πονηροῦ. (mal.)
No entanto,
cremos que apenas considerar os verbos não lança luz suficiente para uma
interpretação correta deste texto. O que será decisivo na interpretação deste
texto, acreditamos, serão as preposições.
Preposição,
como o próprio nome já indica, são palavrinhas "pré-postas", ou
postas antes dos substantivos. Elas são usadas para expressar a relação entre
um substantivo e um adjetivo, verbo ou outro substantivo numa determinada
sentença. Alguns teólogos pré-tribulacionistas insistem que o significado da
preposição ἐκ em Apocalipse 3.10, significa "fora de", ficando o texto da seguinte forma:
"...σε (te)
τηρήσω (guardarei) ἐκ (fora de) τῆς (a) ὥρας (hora)
τοῦ (da) πειρασμοῦ (provação)..."
O texto com a
preposição ἐκ sendo traduzido por "fora de" fica completamente sem
sentido: "...te guardarei fora
da hora da provação...". Se ao menos estivesse escrito "...te guardarei fora da
provação...", faria algum sentido. Porém, mesmo assim não iria
favorecer muito a teoria pré-tribulacionista, pois quando a preposição ἐκ tem o
sentido de "fora de" quer dizer "fora de um lugar onde antes
estava".
Neste caso, a
Igreja já estaria passando pela provação, o que é contrário à teoria
pré-tribulacionista, a qual ensina que a Igreja será arrebatada antes da grande
tribulação. Vejamos qual é o significado da preposição ἐκ de acordo com o
Léxico do N.T. Grego/Português de F. Wilbur Ginglich & Frederick W. Danker
(Edições Vida Nova), na página 66:
"ἐκ;
antes de vogais ἐξ, prep. com gen. de, a partir de, de dentro de..."
Aqui vale
ressaltar um detalhe. Em Apocalipse 3:10, a preposição ἐκ é uma preposição de
tempo, qualificando o substantivo ὥρας (hora). Vejamos então, o que os
gramáticos de renome dizem da preposição em questão, sendo usada como uma
preposição de tempo:
1] Temporal:
de, a partir de (esse ponto) ... em diante [Daniel B. Wallace, Greek Grammar
Beyond the Basics, página 371]
2] Temporal
(tempo a partir do qual). Uma das aplicações específicas de movimento físico ou
espacial é a característica temporal. A preposição ἐκ pode ser usada para
mostrar um tempo restrito do qual alguém ou alguma coisa se moveu [Stanley E.
Porter, Idioms of the Greek New Testament, página 155]
3] De Tempo,
quando algo começa a partir de, de, em, por, etc. [William F.
Arndt, and F. Wilbur Gingrich, A Greek English Lexicon of the New Testament and
Other Early Christian Literature, página 236]
4] De Tempo
[W. 367 (344)]; Do (temporal) ponto a partir de onde... [Joseph
H. Thayer, Thayer's Greek-English Lexicon of the New Testament, página 191]
5] Tempo =
Embora não seja tão comum, ἐκ pode expressar o momento em que começou algo,
como em João 9:1 (o cego desde o nascimento), ou o comprimento do tempo em que algo
acontece, como em Atos 9:33 (de cama por oito anos) [Richard A. Young
Intermediate New Testament Greek, página 95]
A única
preposição grega, que poderia salvar a interpretação pré-tribulacionista deste
texto, seria a preposição πρό, que significa "antes de". Nesse caso,
o texto ficaria assim:
"...σε (te)
τηρήσω (guardarei) πρό (antes de) τῆς (a)
ὥρας (hora) τοῦ (da)
πειρασμοῦ (provação)..."
Porém, não foi
a preposição πρό que o amanuense de João registrou em Apocalipse 3:10, e sim a
preposição ἐκ. Como já mostramos gramaticalmente, a tradução correta da
preposição ἐκ em Apocalipse 3:10 é:
"...σε (te)
τηρήσω (guardarei) ἐκ (a partir de) τῆς (a)
ὥρας (hora) τοῦ (da)
πειρασμοῦ (provação)..."
A seguir,
fazemos uma tradução formal de Apocalipse 3:10, com o sentido correto da
preposição ἐκ neste texto:
"Porque
guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei a partir da
hora da provação, que está para vir sobre o mundo todo, para provar os que
habitam sobre a terra"
Uma pergunta:
Os filhos de Israel foram removidos para o deserto antes das pragas virem sobre
o Egito? Não! Mil vezes não! Mas há muitas evidências de que eles foram
protegidos das pragas:
1] Uma praga
de moscas veio sobre o Egito (Êxodo 8:21-23), mas ela não veio sobre a terra de
Góshen, onde os israelitas estavam.
2] Deus enviou uma peste para matar todos os animais no Egito (Êxodo 9:3-6), mas nenhum gado de Israel foi morto.
3] Também, uma praga de granizo caiu sobre o Egito para atacar homens, animais e árvores (Êxodo 9:23-26), mas não houve granizo em Góshen, onde os israelitas estavam.
4] O Egito foi atormentado com escuridão por três dias (Êxodo 10:22,23), mas os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.
5] Finalmente, todos os primogênitos do Egito foram mortos (Êxodo 12:12,13,23,27), mas não os primogênitos dos israelitas que estavam protegidos pelo sangue do cordeiro nos umbrais.
2] Deus enviou uma peste para matar todos os animais no Egito (Êxodo 9:3-6), mas nenhum gado de Israel foi morto.
3] Também, uma praga de granizo caiu sobre o Egito para atacar homens, animais e árvores (Êxodo 9:23-26), mas não houve granizo em Góshen, onde os israelitas estavam.
4] O Egito foi atormentado com escuridão por três dias (Êxodo 10:22,23), mas os filhos de Israel tinham luz em suas habitações.
5] Finalmente, todos os primogênitos do Egito foram mortos (Êxodo 12:12,13,23,27), mas não os primogênitos dos israelitas que estavam protegidos pelo sangue do cordeiro nos umbrais.
Da mesma forma
que o povo de Deus no Egito foi protegido das pragas que vieram sobre os
incrédulos, assim também os membros do Corpo de Cristo que estiverem vivos
durante a grande tribulação serão guardados contra as pragas que virão ao
mundo.
Sim! Haverá
mártires que serão degolados pelo anticristo (Apocalipse 20:4), mas serão ressuscitados
na primeira ressurreição e reinarão com Cristo no Milênio. No passado não foi
diferente. Num só capítulo do livro de Atos, vemos o apóstolo Tiago, irmão do
apóstolo João, ser morto a espada (Atos 12:2), mas também vemos o apóstolo
Pedro sendo libertado sobrenaturalmente da prisão (Atos 12:5).
Gabriel
F. M. Rocha
Fonte: Projeto
ômega/ Notas de estudos bíblicos "Palavras chave/ grego e hebraico/ site
"Pós tribulacionismo"./ Bíblia King James.
8 comentários:
Olá irmão Gabriel! Deixe-me ver se eu entendi bem. Você acredita no arrebatamento (da igreja) pós-tribulacionista? Ou seja, você entende que o arrebatamento da igreja se dará no toque da 7ª trombeta?
Olá, irmão que não quis se identificar!
O que você precisa entender é que o diálogo da postagem não perpassa na questão das "sete trombetas", pois essas analogias são muito mais complexas e densas do que ensinado na igreja (que bem conhecemos). Há um ensino escatológico sobre o "arrebatamento na 4ª Trombeta" que parte de pressupostos subjetivos e ignoram uma exegese e hermenêutica mais completa, pois, por exemplo, se forem tratar da questão dos "selos", verão que o ensinamento da "quarta trombeta" não tem consistência. Prefiro não me envolver com essas questões loucas que tentam nos ensinar e apenas crer (e me preparar) que Jesus Cristo vem! Ele vem! Breve vem! Sobre meu ponto de fé escatológica, realmente vejo mais coerência no pós tribulacionismo que, aliás, não muda em nada a fé e o preparo para a vinda de Cristo, inclusive, creio que a posição pós tribulacionista sugere um preparo e uma santificação ainda maior em vista desse esperado dia.
Caso tenhamos algo para refutar, espero que seja refutado em relação às verdades das Escrituras e não por pontos de vista subjetivos de grupos religiosos.
A paz!
Para mim, o conjunto dos textos bíblicos que falam sobre o arrebatamento são consistentes o suficiente para fazer mais sentido o arrebatamento pré-tribulacionista. Venho acompanhando o seu blog há meses e pela primeira vez discordo quase totalmente da discussão apresentada. Mas concordo quando você diz que Jesus Cristo vem e precisamos nos preparar para esse dia. Não sei se o irmão é obreiro ou diácono na ICM, mas ficaria preocupado se esse assunto fosse tratado de púlpito segundo a vertente apresentada, pois isto poderia confundir a mente de muitos. Enfim, permanece o meu respeito pelo seu blog. APDSJ!
Uma resposta contundente, meu irmão Gabriel Felipe. As pessoas quando não examinam a bíblia em todo o seu contexto, absorvem qualquer ensinamento errôneo que se nos impõem para justificar doutrinas e dogmas como verdades.
Roberto.
Se são consistentes, mostre aqui e teremos o prazer de dialogar. Mostre, inclusive, algum texto que refute esta postagem.
O pré-tribulacionismo só é consistente se separarmos alguns textos que os pré-tribulacionistas gostam, pois partem de pressupostos isolados. Numa hermenêutica mais ampla, o pós-tribulacionismo representa uma visão bíblica mais consistente e eficaz. Tanto é verdade que: o pré-tribulacionsimo surgiu agora na contemporaneidade e com algumas ramificações que existiam na modernidade. Mas a visão da Reforma Protestante, da Primeira Igreja e da maioria dos avivalistas é a visão PÓS-TRIBULACIONISTA. Quanto ao pregar em púlpitos, fique tranquilo. Não gosto de bater de frente com os ensinamentos da citada igreja, pois respeito os neófitos e os mais fracos de entendimento bíblico e realmente pode confundir. O propósito desse assunto é ESTUDO para os que já tem uma noção mais aguçada, por isso posto em meu blog tal tema. O que importa ser pregado na igreja (e prego) é que Jesus vem. Mas não entro em assuntos escatológicos no pulpito e jamais ensinarei heresias de quarta, quinta, sétima trombeta, pois são interpretações incoerentes.
JESUS VEM!
Gabriel, Paz!Excelente estudo, meu irmão!
Lembre-se que Jesus, através de seu sangue, veio tirar nossos pecados e não nossa inteligência. Podemos estudar a Bíblia livremente e podemos pensar e questionar sim o que se encontra dubitável.
Continue nessa força.
Ronaldo A. Gomes
Graça e Paz, Gabriel Felipe...
Dei uma passada no teu site, e gostei da explanação de Apoc. 3:10; nessa oportunidade, gostaria de deixar minha contribuição bíblica, sobre o assunto:
OS QUATRO PRINCIPAIS PREGADORES BÍBLICOS, PÓS-TRIBULACIONISTAS
A teoria Pré-tribulacionista, para tentar dar sustentação a sua pregação dum arrebatamento antes da G.T. invertem a ordem dos fatos, pregando o arrebatamento antes da Grande tribulação. Porém, OS PÓS-TRIBULACIONISTAS Daniel, Jesus Cristo, Paulo e João, em suas pregações, sempre mencionaram primeiro, a Grande tribulação; e dentro dela, a ressurreição e o arrebatamento da Igreja.
Daniel:
“E NAQUELE TEMPO se levantará Miguel, o grande príncipe, que se levanta pelos filhos do teu povo, E HAVERÁ UM TEMPO DE ANGÚSTIA, QUAL NUNCA HOUVE; desde que houve nação até àquele tempo; (MAS NAQUELE TEMPO) LIVRAR-SE-Á O TEU POVO, todo aquele que se achar escrito no livro.
E muitos dos que dormem no pó da terra ressuscitarão uns para a vida eterna, e outros para a condenação eterna”. Dan. 12:1-2
Jesus Cristo:
“Porque haverá então GRANDE AFLIÇÃO, COMO NUNCA HOUVE desde o princípio do mundo Até agora, nem tão pouco há de haver.
E, se aqueles dias não fosse abreviados, nenhuma carne se salvaria; MAS POR CAUSA DOS ESCOLHIDOS serão abreviados aqueles dias” Mat. 24:21-22.
Paulo:
“Ninguém de maneira alguma vos engane; porque NÃO SERÁ ASSIM SEM QUE ANTES VENHA A APOSTASIA E SE MANIFESTE O HOMEM DO PECADO, O FILHO DA PERDIÇÃO”. 2Tes. 2:3
João:
“E eu disse-lhe: Senhor, tu sabes. E ele disse-me: Estes são OS QUE VIERAM DE GRANDE TRIBULAÇÃO, e lavaram os seus vestidos e os branquearam no sangue do Cordeiro”. Apoc. 7:14
Para meditar:
“A escola teológica que inverte a ordem dos acontecimentos do fim, pode acertar no tema: Vinda de Jesus e o arrebatamento da Igreja???”
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Abraços,
Jaime e Júlio
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