quinta-feira, 4 de setembro de 2014

UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRA DO ESPÍRITO NA VIDA DO PECADOR

UMA REFLEXÃO SOBRE A OBRA DO ESPÍRITO NA VIDA DO PECADOR
(Para evitar exclusivismos e sofismo)

Qual seria a atitude de Cristo ao receber o pecador X e o pecador Y? Qual seria o gesto e qual seria a obra de Cristo para aqueles a quem o pai escolheu - desde a Eternidade- para a salvação?
Nosso Senhor faria uma obra completa em X e uma obra incompleta em Y sendo ambos escolhidos para a mesma glória?
Ah! Um seria vaso de honra e outro para desonra? Um seria "filho" e o outro seria "primo"? Mas não foram eleitos pelo mesmo Pai, participantes do mesmo batismo e receberam o mesmo chamado (para a salvação)? De certo, vaso de desonra, em completa comunhão com as Escrituras, seria aquele que não tem sobre si o selo do Espírito Santo.
Seria o sacrifício de Jesus mais eficiente para X e menos eficiente para Y?

Não sei qual é o entendimento pregado e ensinado sobre o que é a obra do Espírito Santo em alguns lugares, mas existe uma perspectiva bíblica para tal definição. Obra do Espírito é aquilo que o Espírito Santo faz na vida daquele que foi eleito para a salvação. É a obra que o Espírito Santo promove desde o chamado até o triunfo com Cristo em sua esperada vinda.
Pois bem, vamos agora ao ponto:
O que é, então, a Obra Redentora do Espírito Santo? Vamos responder sob duas perspectivas à luz das Escrituras sem deturpação alguma da Verdade revelada na Palavra de Deus:
1) A Obra Redentora do Espírito Santo é um projeto planejado desde a Eternidade, partindo da graça soberana do Deus Altíssimo que desejou salvar o homem através de Jesus Cristo. Jesus, portanto, é o Nome principal nesse projeto divino. Ele é o Verbo da criação e o Verbo da redenção. Desde a Eternidade, Deus planejou salvar o homem através do sacrifício de Cristo que efetivaria a obra salvífica do Espírito Santo na vida do escolhido.
2) O segundo aspecto perpassa já na própria vida do escolhido quando esse é chamado, conhece a Mensagem do Evangelho, se arrepende, nasce da água (regenera-se), recebe a fé, é batizado pelo Espírito Santo, passa pelas águas, tem a vida transformada, santifica-se nessa Verdade, firma-se em Cristo, passa a ter um louvor em espírito, recebe os frutos do Espírito Santo para sua caminhada cristã, recebe dons do Espírito Santo pela graça divina, é usado na obra de Deus, cresce em graça e conhecimento e alcança responsabilidades maiores no serviço do Reino e, sobretudo, testemunha da chegada do Reino e da volta de Cristo.
Logicamente, existem grupos que alcançaram de forma mais autêntica determinados elementos daquilo que podemos chamar de "a obra do Espírito", mas, definitivamente, não exclusivismo religioso. A Bíblia trata os salvos em Cristo como "eleitos", "filhos", "povo", etc. Não há nenhuma referência nas Escrituras de exclusividade institucional.
Assim, concluímos que:
Não existem grupos específicos que detém ou têm a "obra" ou que seja propriamente a "obra" de Deus. A obra é exclusivamente de Deus e se dá na economia divina, na revelação de Jesus Cristo ao salvo e na ação contínua do Espírito Santo até o triunfo final com Cristo.
Todos que crêem em Jesus Cristo e firma-se nEle, recebe o Espírito Santo. Logo, se recebe o Espírito Santo, participa de sua obra redentora. Assim, caminham firmados nas doutrinas bíblicas, na fé, no Espírito e em espírito e na graça de Deus.
"E disse também esta parábola a uns que confiavam em si mesmos, crendo que eram justos, e desprezavam os outros: Dois homens subiram ao templo, para orar; um, fariseu, e o outro, publicano. O fariseu, estando em pé, orava consigo desta maneira: Ó Deus, graças te dou porque não sou como os demais homens, roubadores, injustos e adúlteros; nem ainda como este publicano. Jejuo duas vezes na semana, e dou os dízimos de tudo quanto possuo. O publicano, porém, estando em pé, de longe, nem ainda queria levantar os olhos ao céu, mas batia no peito, dizendo: Ó Deus, tem misericórdia de mim, pecador!Digo-vos que este desceu justificado para sua casa, e não aquele; porque qualquer que a si mesmo se exalta será humilhado, e qualquer que a si mesmo se humilha será exaltado" (Lucas 18: 09-14)

"Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo" (Fp - 2:3)

"Agora, porém, vocês se vangloriam das suas pretensões. Toda vanglória como essa é maligna" (Tiago 4:16)

Jesus vem!!!
Gabriel Felipe M. Rocha.


Um comentário:

Tunin disse...

Um estudo edificante que sugere a leitura da bíblia para que não canhamos em dogmas de homens.