sábado, 4 de outubro de 2014

A súplica do Espírito Santo

A súplica do Espírito Santo
(Charles Haddon Spurgeon)

Portanto, como diz o Espírito Santo: Se ouvirdes hoje a sua voz, não endureçais os vossos corações”. Hebreus 3:7-8

As circunstâncias peculiares nas que agora nos encontramos como congregação exigem de mim que meus discursos sejam dirigidos principalmente aos não convertidos, com o objetivo de que aqueles qu despertaram se decidam, que os que seguem sendo impassíveis sejam despertados, e para que em nossa volta se propague um desejo de se buscar ao Senhor. Podemos deixar nesse momento as noventa e nove ovelhas no deserto durante um breve tempo para irmos atrás da ovelha que se perdeu. Usualmente é nosso dever alimentar os filhos, mas podemos deixar isso para outras agências durante um tempo, para que possamos distribuir alimento aos que perecem de fome. Essas épocas de avivamento não duram para sempre; vem e vão, portanto, elas precisam ser aproveitadas ao máximo enquanto estão conosco. O lavrador nos diz que se deve preparar o feno enquanto o sol brilha, e nós também devemos nos ocupar no trabalho indicado em cada temporada, e a mim me parece que esse dever aponta agora na direção dos indecisos. Enquanto Deus fale com tamanho poder, devemos rogar aos homens que ouçam Sua voz. Claramente é sábio que digamos:
“Amém” ao que Deus disse, pois quando nossa palavra concorda com a do Senhor temos a segurança de que ela será frutífera, já que Sua palavra não pode voltar para Ele vazia. Portanto, o tema de meu sermão essa manhã será de nosso autor de hinos –
“Ouçam a Deus enquanto Ele fala; por isso ouçam-no hoje;
E orem enquanto Ele ouve, orem incessantemente.
Creiam em Sua promessa, confiem em Sua palavra,
E quando Ele manda, obedeçam Seu grande Senhor.”
Escolho meu texto com a viva esperança de que Deus o abençoe, e espero que o povo do Senhor batize o texto em torrente de ansiosas lágrimas pelos não convertidos.
O primeiro ponto que temos para nossa consideração é: A VOZ ESPECIAL DO ESPÍRITO SANTO. “Como o Espírito Santo diz: Se ouvires hoje sua voz.” O apóstolo cita o Antigo Testamento; mas não é frequente que cite dessa maneira particular. No próprio capítulo que segue, referindo-se a mesma passagem, ele usa a expressão: “Dizendo... por meio de Davi,” e menciona o autor humano do Salmo; porém, nesse caso, para dar ênfase especial à verdade, cita unicamente o autor divino: “Como diz o Espírito Santo.” É certo que essas palavras são aplicáveis a toda passagem da Escritura, pois podemos dizer a respeito de todos os livros inspirados: “Como disse o Espírito Santo”; porém, aqui se usa intencionalmente isso para que a passagem tenha um maior peso para nós, pois, de fato, o Espírito Santo não somente fala assim no Salmo 95, mas que constitui uma invariável expressão Sua. O Espírito Santo disse, ou segue ainda dizendo: “Ouçam hoje sua voz.” Ele revelou certa doutrina em uma ocasião e uma verdade ainda mais profunda em outra oportunidade, segundo era necessário, ou segundo Seu povo estivesse preparado para elas; porém, essa asseveração particular é para todo tempo e para cada dia de graça. O Espírito Santo, por meio de Paulo, como antes por meio de Davi, disse: “Hoje”. Sim, essa é a carga que ainda coloca sobre Seus servos ministrantes. Em todo lugar eles rogam e persuadem aos homens dizendo “Se ouvires hoje sua voz, não endureçais vossos corações”.

Como o Espírito Santo fala dessa forma? Primeiro, Ele fala nas Escrituras. Cada mandamento da Escritura exige uma obediência imediata. A lei de Deus não nos é dada para ser posta em uma gaveta e para que a obedeçamos em algum tempo futuro da vida; o Evangelho de nosso Senhor e Salvador Jesus Cristo tampouco tem por meta que lhe prestemos atenção na hora undécima e que o desatendamos durante as primeiras dez horas. Sempre que o Espírito Santo exorta, Ele fala no tempo presente, Ele manda que nos arrependamos agora, ou que creiamos agora, ou que busquemos agora ao Senhor. Eu lhes suplico que cada vez que leiam a Bíblia, recordem sempre que é o Espírito do Deus vivente quem ali os exorta a render uma obediência imediata. Os chamados da palavra inspirada não são de Moisés, Davi, Paulo ou de Pedro, antes são as solenes afirmações do Espírito Santo que fala através deles. Quanta dignidade essa verdade confere à Santa Escritura, e com que solenidade reveste nossa própria leitura dela! Contristamos o Espírito Santo colocando reparos enganosos à Escritura, tratando ela com irresponsabilidade, rebatendo suas doutrinas ou descuidando de suas admoestações; e isso é entrar em um terreno muito perigoso, pois ainda que Ele é paciente e compassivo, recordem que do pecado contra o Espírito Santo se afirma: “Nunca será perdoado”. Nem todo pecado contra o Espírito Santo é imperdoável; demos graças a Deus por isso; mas existe um pecado contra o Espírito Santo que não será perdoado jamais, portanto, quando o vejamos, estamos pisando em um terreno muito delicado, e isso fazemos se no momento de ler Sua palavra consideramos que Seus ensinos são assuntos triviais. O Espírito Santo também fala ao nosso coração quando estamos com a vida firmada em Deus, em santidade e compromisso com o Reino. Se existe uma aliança com Deus, Ele fala. Cuidem-se, digo-lhes, vocês que contam com Bíblias em seus lares e entre os quais a palavra do Senhor abunda como o pão, cuidem-se do tratamento que dão a Palavra, pois, ao rejeitarem-na, não só estão rejeitando a voz dos apóstolos e dos profetas, mas sim a própria voz do Espírito Santo. O Santo Espírito diz: “Hoje”. Ele manda que Seu povo se apresse e que não se demore em guardar os mandamentos de Deus, e ordena aos pecadores que busquem ao Senhor enquanto Ele possa ser achado, e que o invoquem enquanto está perto. Ó, que vocês ouçam Sua voz de advertência para que vivam.

Nenhum comentário: