quinta-feira, 10 de janeiro de 2013

O GRANDE DIA DO SENHOR



GRANDE E TERRÍVEL  OU  GRANDE E GLORIOSO?

A Paz do Senhor à todos os leitores do Blog. Gostaria de trazer hoje um assunto um tanto polêmico  entre as correntes teológicas: O Arrebatamento antes da Grande Tribulação, e no toque da 4ª Trombeta.
Como base para o estudo gostaria de usar um comentário feito por um de nossos leitores:
E também não se pode crer num arrebatamento na quarta trombeta sem admitir que a Igreja passará pela grande Tribulação. Se admitirmos que ela não passará pela grande tribulação, não teremos um arrebatamento na quarta trombeta. Isso é lógica escatológica e, nessas lógicas, amados, não existem revelações e sim análises, pois o livros "apocalipse" por si só significa "revelação". Tudo relacionado a ele, fora desses padrões, é herético e perigoso”.
Portanto, gostaria de fazer uma “ANÁLISE”  bíblica sobre o Grande Dia do Senhor com o Toque das Trombetas. Em uma outra ocasião traremos uma postagem sobre “A Palavra Revelada”, para esclarecer também sobre este tema.

INTRODUÇÃO:
Ao lermos I Tessalonicenses 4:16-17 e I Coríntios 15:52 fica claro o Arrebatamento após o toque de uma Trombeta.Resta saber qual delas é a última para a Igreja, que Poe não ser a 7ª. Isso é possível? Sim; pois nas 10 pragas do Egito a Bíblia diz que Israel participou dos juízos até a 4ª praga; dela em diante houve “separação” do povo (Êxodo 8:22-23).
O NÚMERO QUATRO
A quarta trombeta é significativa. Quatro é um número que na Bíblia fala de porta, de livramento, de uma operação incomparável divina em favor do seus eleitos.
Refere-se à porta da salvação: quatro evangelhos. Quando o quatro se manifesta, normalmente tem-se um livramento, é uma porta que se abre.
Na quarta praga, os mágicos e astrólogos egípcios não puderam imitar Moisés, e mencionaram: Isso é o dedo de Deus.
Quando Nabucodonor olhou para dentro da fornalha ardente, não viu somente Sadraque, Mesaque e Abdnego, mas viu o quarto homem, semelhante ao filho dos deuses. Foi a porta que se abriu, o livramento que o Senhor deu para os três servos.
O quarto mandamento fala do sábado, do descanso. Hoje, o nosso descanso é Jesus, é aquele que é a perfeição de Deus. Por isso não temos que guardar o sábado, porque Jesus é o nosso sábado, Ele é a porta da salvação. Mais uma vez a manifestação do número quatro.
O altar do holocausto tem quatro pontas nas quais a vítima sacrificial era amarrada. A cruz do calvário tinha quatro pontas, e o próprio Senhor Jesus a alçou à condição de altar de sacrifício (e Eu quando for levantado, a todos atrairei a mim). Jesus disse: "Eu sou a porta", a porta de quatro vértices ou ângulos.
Temos ainda os quatro seres viventes do Apocalipse, que mostram ao Apóstolo João os acontecimentos decorrentes da abertura dos selos e das trombetas. Em Apocalipse 4, o primeiro versículo inicia-se com a visão de uma porta aberta no céu. A partir daí começam a abertura dos selos e o toque das trombetas.
Por isso, o toque da quarta trombeta pode significar o arrebatamento, a porta que se abre para a eternidade com Deus.
Vejam que estamos fazendo uma interpretação lógica e contextual, demonstrando a coerência do toque da quarta trombeta com o Arrebatamento.

DESENVOLVIMENTO:
“O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:31).
“O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor”(Atos 2:20)
Afinal, este Dia será terrível ou glorioso? Os textos falam de 02 acontecimentos diferentes ou do mesmo acontecimento?
ACONTECIMENTOS ANTES DESTE DIA:
1º O derramar do Espírito Santo (“Acontecerá depois que derramarei o meu Espírito sobre toda a carne; vossos filhos e vossas filhas profetizarão, os vossos anciãos terão sonhos, os vossos mancebos terão visões; e também sobre os servos e sobre as servas naqueles dias derramarei o meu Espírito”).

Cumpriu-se em Atos 2:16-17
E mostrarei prodígios no céu e na terra, sangue e fogo, e colunas de fumaça (Joel 2:30)
E farei aparecer prodígios em cima, no céu; E sinais em baixo na terra, Sangue, fogo e vapor de fumo” (Atos 2:19)
Analise bem o texto: 1º no céu, e na seqüência, o reflexo na terra. A identificação destes sinais seria SANGUE, FOGO E FUMAÇA.
Comparando com o toque das Trombetas, vemos o cumprimento destes sinais, pois estes elementos (sangue, fogo, fumaça) estão presentes:
Outro detalhe: 1º o anjo toca a trombeta no céu, e o reflexo ocorre na terra.
1ª TROMBETA: “... saraiva de fogo misturado com sangue... queimou-se a terça parte das árvores, e toda erva verde foi queimada” Ap.8:7 (onde há queimada há fumaça).
2ª TROMBETA: “... um grande monte ardendo em fogo e tornou-se em sangue a terça parte do mar... Ap.8:8
3ª TROMBETA: “... uma grande estrela ardendo como uma tocha (fogo e fumaça), e caiu sobre  a terça parte dos rios...”   “...muitos homens morreram...” (sangue) Ap.8:10-11
(Fazemos aqui uma pausa nas trombetas para o 3º acontecimento, onde está claro a 4ª Trombeta)
“O sol se converterá em trevas, e a lua em sangue, antes que venha o grande e terrível dia do Senhor” (Joel 2:31).
“O sol se converterá em trevas, E a lua em sangue, Antes de chegar o grande e glorioso dia do Senhor”(Atos 2:20)
Exatamente na 4ª Trombeta, escurecem o sol a lua e as estrelas: “O quarto anjo tocou a sua trombeta, e foi ferida a terça parte do sol, a terça parte da lua, e a terça parte das estrelas; para que a terça parte deles se escurecesse, e a terça parte do dia não brilhasse, e semelhantemente a da noite. (Apocalipse 8:12)
4º “E há de ser que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Joel 2:32)
    “E acontecerá que todo aquele que invocar o nome do Senhor será salvo” (Atos 2:21)    
Mas, será salvo de quê?
“E olhei, e ouvi uma águia que, voando pelo meio do céu, dizia com grande voz: Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra! por causa dos outros toques de trombeta dos três anjos que ainda vão tocar” (Apocalipse 8:13)
Dos 3 Ais, no toque das 3 últimas trombetas, que se dará na Grande Tribulação.
- 4 Primeiras Trombetas: Juízo sobre a natureza
- 5ª e 6ª Trombetas: Juízo sobre os homens
- 7ª Trombeta: Os reinos do mundo sob o Governo de Cristo, os céus se abrem e a Arca do Concerto é vista (Ap.11:15-19)
Portanto, aqui a Igreja é Arrebatada (Ai, ai, ai dos que habitam sobre a terra!), pois ela não estará na Terra para sofrer os Ais.
“Porquanto guardaste a palavra da minha perseverança, também eu te guardarei da hora da provação que há de vir sobre o mundo inteiro, para pôr à prova os que habitam sobre a terra”. (Apocalipse 3:10)
(Os que crêem no Arrebatamento após a Grande Tribulação usam este texto para dizer que seremos guardados na tribulação, mas o texto não diz que o Senhor nos guardará “NA HORA”, mas “DA HORA”)
Portanto a Igreja não passará pela Grande Tribulação.

APÓS O ARREBATAMENTO:
5ª TROMBETA: (Ap.9:1-12)
O Poço do abismo é aberto; demônios comandados por Abadom ou Apoliom (“o anjo do abismo”) tomam conta da terra atormentando os homens por um período de 5 meses onde a morte fugirá daqueles que a buscarem.
6ª TROMBETA: (Ap.9:13-21))
São soltos 4 Demônios preparados para aquele momento, liderando um exército de 200 milhões para matar a terça parte dos homens.
As pessoas que participarão deste momento:
“... não se arrependeram das obras das suas mãos, para deixarem de adorar aos demônios, e aos ídolos de ouro, de prata, de bronze, de pedra e de madeira, que nem podem ver, nem ouvir, nem andar.
Também não se arrependeram dos seus homicídios, nem das suas feitiçarias, nem da sua prostituição, nem dos seus furtos”.
(v.20,21)
Fica claro que este não é o perfil da Igreja.
Portanto o DIA DO SENHOR será:
GRANDE E GLORIOSO = Para a Igreja Fiel, que será Arrebatada
GRANDE E TERRÍVEL = Para aqueles que ficarem neste mundo

Gustavo Rodrigues

4 comentários:

Evaldo disse...

Há textos bíblicos que falam de tribulação e grande tribulação. Quais as diferenças contextuais de ambos? Evaldo H. de Faria

Evaldo disse...

O artigo é bom, mas ainda não traz uma segurança quanto à volta de Cristo na "4ª trombeta", aliás, é a primeira vez que leio uma informação defendendo essa posição escatológica perigosa. Então as três primeiras "trombetas de Deus" tocaram, certo? Bem, minha análise sustenta que, hoje em dia, mais de "um terço" das matas e dos animais marinhos estão aniquilados e quando o Apocalipse menciona o desaparecimento das embarcações, o que tens a dizer? provavelmente isso se dará numa batalha muito sangrenta, onde, como em guerras mundiais, ataques vão proporcionar esses desaparecimentos das naus como diz em apocalipse, correto? Tudo leva a crer que o apse da História da igreja se verá no fim da Grande Tribulação. Evaldo H. de Faria

Gustavo disse...

A questão é saber se de fato as três primeiras trombetas já tocaram. Os últimos acontecimentos mundiais apontam, sim, para o toque dessas trombetas. A devastação do verde, a mortandade de animais terrestres e marinhos e as devastações inerentes à atuação humana.

O fato de não conhecermos se a terça parte das naus naufragou pode ser explicado de 02 formas:

1ª As últimas tsunamis e terremotos destruíram muitas embarcações, outras causas foram as guerras, maremotos e tempestades, mas se o número não chegou a um terço de todas as embarcações. Para se chegar a esse número, catástrofes enormes terão lugar. Vale dizer que as trombetas tocaram, e seu efeito ocorre no tempo e prosseguem, ou seja, o número se completará ou excederá com o tempo, como é o caso do verde e das águas, que já superou 1/3,porque já aconteceu, e os efeitos prosseguem, continuam; isso atende à profecia das 7 Taças.
Veja que nas Trombetas apenas 1/3 é atingido, já nas Taças o restante (100%).

2ª Conforme alguns relatos históricos, este número pode ter sido atingido de acordo com a quantidade de embarcações existentes em alguma época específica da história.
Alguns exemplos:
1ª GUERRA MUNDIAL:
Ataques submarinos, toda embarcação inimiga ou neutra em águas britânicas é atingida pelos alemães; um terço das embarcações destruídas em seis meses. O plano daria certo se os EUA não tivessem ajudado os ingleses;
http://historikaos.blogspot.com.br/2011/11/primeira-guerra-mundial.html
2ª Guerra Mundial:
Só em 1942 foram destruídas 1600 embarcações aliadas, a maioria procedente dos Estados Unidos da América levando apoio para o Reino Unido. No decorrer da guerra, mais de 1097 barcos-U foram construídos, tendo sido afundados cerca de 785.De qualquer forma, este modelo de submarino foi o mais numeroso e o mais eficaz de todos e fez com que a Alemanha tivesse tido muito êxito na guerra submarina.
Fonte: http://pt.worldwar-two.net/armamento/u-boat/

BATALHA DE OKINAWA (1945):
Submarinos norte-americanos já havia em 1944 destruído todas as embarcações Japonesas.
http://pt.wikipedia.org/wiki/Batalha_de_Okinawa

Além disso, inúmeros naufrágios ocorreram no Triângulo das Bermudas , em inúmeras Batalhas navais, e nos desastres naturais(TSUNÂMIS), que foram tantos que não se podem enumerar.
Portanto, como não existe um “expert” que comprove esses números, o mais seguro é confiar no que a Bíblia diz.

Gustavo disse...

A Grande Tribulação (Mt.24:21)
θλιψις μεγαλη (Thlipsis Megale)
A expressão está no singular, pois é um momento único na história.

Tribulações = Provações; aflições
Um dos textos mais mal interpretados da Bíblia é Ap.7:14 ,onde algumas traduções traz “da grande tribulação” e outras “de grande tribulação” que é correto, segundo os manuscritos gregos, onde está escrito θλιψεwς μεγαλης (Thlipseos Megales), no plural, cujo significado é "Aflição Grande",ou seja, muitas afliçoes, muitas provações... a mesma expressão usada em II Co.4:17 – II Co.8:2.