domingo, 27 de janeiro de 2013

Não tenho homem algum...

Depois disto havia uma festa entre os judeus, e Jesus subiu a Jerusalém.
Ora, em Jerusalém há, próximo à porta das ovelhas, um tanque, chamado em hebreu Betesda, o qual tem cinco alpendres.
Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água.
Porquanto um anjo descia em certo tempo ao tanque, e agitava a água; e o primeiro que ali descia, depois do movimento da água, sarava de qualquer enfermidade que tivesse.
E estava ali um homem que, havia trinta e oito anos, se achava enfermo.
E Jesus, vendo este deitado, e sabendo que estava neste estado havia muito tempo, disse-lhe: Queres ficar são?
O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque; mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim.
Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava. E aquele dia era sábado. 
João 5:1-9

Paz a todos os irmãos, uma exposição rápida do texto:

Havia uma festa para os judeus, mas Jesus foi exatamente onde estavam os enfermos, uma multidão para ser mais exato, porque? Porque Jesus vai de encontro ao necessitado, é sempre assim, Jesus nunca vai a um lugar para perder tempo, sempre onde ele ia havia salvação, transformação, alguém que Ele mudaria a vida. Deus não está preocupado com grandes festas, marchas, pessoas circulando em uma cidade dizendo que "o Brasil é de Jesus", me desculpem mas isso não tem valor algum diante de Deus, naquela festa Jesus foi e disse: "Quem tem sede venha a mim e beba...", por mais que fosse uma grande festa, ela não estava saciando a sede da alma.

"Nestes jazia grande multidão de enfermos, cegos, mancos e ressicados, esperando o movimento da água." 

Irmãos hoje existem muitas igrejas e crentes assim, esperando agitação, esperando movimento, esperando uma campanha pra mudar sua vida, esperando uma "concentração de fé e milagres", esperando um anunciado "culto de cura e libertação", "culto da cura divina", irmãos deixemos claro uma coisa: Deus vai curar no dia que Ele quiser, no dia que ele desejar, o Soberano é Ele e não nós, todo culto Deus quer operar cura e libertação, basta buscarmos e pararmos de só esperar.

"O enfermo respondeu-lhe: Senhor, não tenho homem algum que, quando a água é agitada, me ponha no tanque..."

Aquele homem responde a Jesus que não tinha homem algum, irmãos não podemos esperar nossa benção em homens, quantas pessoas esperam a benção vir de um grande pregador, de um "grande homem de Deus", "profeta das nações", "Sacerdote", um louco por ai afirmou ser "Patriarca do Brasil"... Este tipo de coisa não existe no Reino de Deus, A palavra não nos ensina assim. Não devemos nos apoiar dos homens, existem muitos homens de Deus no mundo, não há duvidas quanto a isso, mas devemos esperar em Deus, se esperarmos no homem vamos ser pessoas decepcionadas, como aquele paralitico, pois homens caem, homens pecam, e pecado não escolhe idade, cor, status social, posição eclesiástica ele é como uma enchorrada que pega a todos que vê pela frente, por exemplo já vi muitas pessoas deixando igrejas porque um pastor caiu, irmãos, se A ou B caiu vamos orar para Deus ter misericórdia e os levantar, mas o evangelho continua, nós temos que continuar.

"E Jesus, vendo este deitado..."

A nossa alegria é esta, ninguém dava atenção àquele homem, ninguém se preocupava com ele, a medicina da época não podia fazer nada, mas para sua salvação, Jesus o viu, o que nos conforta é isto, independente se as pessoas não estão nem ai para nós JESUS NOS VÊ, e isto basta, as vezes sofremos pensando estar sozinhos mas Ele nos vê.

"...mas, enquanto eu vou, desce outro antes de mim."

Aquele paralitico tinha uma tristeza por sempre ver outro indo na sua frente, outra coisa que atrasa a nossa vida é isto, INVEJA, "irmão fulano foi abençoado e eu não", "acho que minha hora nunca vai chegar", irmãos não devemos nos preocupar com a vida dos outros pois com a inveja vem a murmuração, e murmuração não agrada a Deus nenhum pouco, glorifique a Deus quando ver um irmão ser abençoado e você vai ver como sua vida vai ser diferente.

"Jesus disse-lhe: Levanta-te, toma o teu leito, e anda.
Logo aquele homem ficou são; e tomou o seu leito, e andava."

Quando aquele homem ouviu Jesus falando Levanta-te, toma o teu leito e anda a sua vida mudou, agora era outro homem, totalmente transformado, curado, era um homem de experiência com Deus, que não precisava de homem algum. 

Nós devemos viver assim, não esperando movimento, shows, grandes concentrações(não estou condenando estas coisas, tanto que eu gosto quando me convidam para assistir grandes evangelizações, congressos, seminários, apenas estou dizendo que não podemos viver disto), não esperando um grande homem pra nos ajudar, porque Jesus é unicamente poderoso para agir, "...onde estiverem dois ou três reunidos em meu nome...", já vi Deus agir com poder em cultos de garagem, resido em Mariana-MG e fui dar assistência em uma igreja de Itabirito-MG, chegando lá o culto era em uma garagem, mal podia me mover pelos bancos de tão apertando, os irmãos só tem cultos aos domingos, irmãos, fui pregar naquela noite, e no momento do louvor cai em pranto, era uma alegria maravilhosa, um toque forte de Deus, até pensei em como iria pregar chorando daquele jeito, foi uma benção. Deus não precisa de número e de placa de igreja.

Uma outra experiência é a do meu pai, ele me diz que sempre quis ser batizado com o Espirito Santo, mas nunca era batizado, ia em cultos de grandes igrejas, onde ele ouvia que estaria um grande pregador ele ia, onde havia grandes concentrações, grandes "nomes" ele corria atrás e nada de ser batizado, mas diz ele que um dia orando em seu quarto, sentiu a presença de Deus e começou a falar em línguas estranhas e foi cheio do poder de Deus(hoje ele está fraco espiritualmente, mas Deus já tem prometido restaura-lo, creio e continuo orando sem cessar por isto).

Depois Jesus encontrou-o no templo, e disse-lhe: Eis que já estás são; não peques mais, para que não te suceda alguma coisa pior. 

João 5:14

Aquele homem recebeu mais do que uma cura recebeu salvação, e Jesus lhe adverte para não viver novamente no pecado, senão aconteceria algo pior, o que é pior do que voltar a ser enfermo daquele jeito? Viver sem Deus...

"Levantarei os meus olhos para os montes, de onde vem o meu socorro.
O meu socorro vem do SENHOR que fez o céu e a terra." 
Salmos 121:1-2

Mateus Morais
Servo dependente da graça e da misericórdia de Deus

Nenhum comentário: