sábado, 19 de janeiro de 2013

Os atributos Divinos de Jesus - A experiência de Natanael

Filipe achou Natanael, e disse-lhe: Havemos achado aquele de quem Moisés escreveu na lei, e os profetas: Jesus de Nazaré, filho de José.

Disse-lhe Natanael: Pode vir alguma coisa boa de Nazaré? Disse-lhe Filipe: Vem, e vê.

Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo.

Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira.

Natanael respondeu, e disse-lhe: Rabi, tu és o Filho de Deus; tu és o Rei de Israel.

Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.

E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. 

João 1:45-51


Irmãos Jesus sempre quis se revelar ao homem como Deus em seu ministério, tudo que Ele viveu, viveu como homem, teve sede como homem, chorou como homem, apanhou, sofreu, sangrou... tudo como homem, mas para salvar ao homem e mostrar o poder de Deus, Ele manifestava a sua divindade; Vemos um exemplo disso na maneira que Ele se revela a Natanael, vejamos:

"Jesus viu Natanael vir ter com ele, e disse dele: Eis aqui um verdadeiro israelita, em quem não há dolo."

Jesus sem mesmo ter se encontrado com Natanael revela um segredo do seu coração, que nele não havia dolo. O que é dolo?

dolo |ô| 
(latim dolus, -i, sagacidade, esperteza, manha, engano, erro, falta) 

s. m.
1. Artifício fraudulento.
2. Engano; fraude.
3. [Direito] Intenção ou vontade consciente de cometer acto ilícito ou de violar a lei.
4. Espécie de punhal antigo, com bainha de madeira.

Ou seja só alguém que nos conhece muito para afirmar isto de nós. Mas Natanael questiona de onde ele era conhecido de Jesus, ou seja, Jesus nunca havia estado com ele. Neste dialogo vemos Jesus se revelando como Onisciente, pois Jesus afirmou que nele não havia dolo, vemos acima o significado profundo disto, só alguém Onisciente(Aquele sabe tudo e conhece todas as coisas), capaz de enxergar a alma para afirmar tal coisa.

"Disse-lhe Natanael: De onde me conheces tu? Jesus respondeu, e disse-lhe: Antes que Filipe te chamasse, te vi eu, estando tu debaixo da figueira."

Vemos aqui algo maravilhoso, Jesus que nunca havia estado com ele disse ter o visto debaixo da figueira, dizendo isto Jesus se revela para Natanael como Onipresente(Aquele que está ao mesmo tempo em todo lugar), pois Felipe chama Natanael estando Jesus com outras pessoas em outro lugar e Felipe e Natanael chegando juntos. Podemos observar que algo aconteceu debaixo daquela figueira, pois quando Jesus disse isto, imediatamente Natanael o reconheceu como filho de Deus e Rei de Israel. Não sabemos o que aconteceu ali mas alguma coisa Natanael estava fazendo ali, e o fato de Felipe lhe dizer "...achamos..."nos mostra que assim como Felipe, Natanael também procurava o Messias. E naquela figueira ele estivesse talvez orando, talvez chorando, talvez clamando para Deus enviar o Messias, não sabemos, mas uma coisa sabemos, o Deus Onipresente estava ali, "...te vi eu...".

"Jesus respondeu, e disse-lhe: Porque te disse: Vi-te debaixo da figueira, crês? Coisas maiores do que estas verás.

E disse-lhe: Na verdade, na verdade vos digo que daqui em diante vereis o céu aberto, e os anjos de Deus subindo e descendo sobre o Filho do homem. "

Naquele momento Jesus já havia ganhado o coração de Natanael, e a fé já havia brotado; Mas Jesus lhe diz mais "...coisas maiores que estas verás..." .O chamado de Natanael não parava por ali, ainda haviam coisas maiores, mais poder para ser mostrado, ou seja, Jesus queria ainda se revelar como Onipotente.

Irmãos está é a experiencia de Natanael, esta é a experiência que Deus quer que nós tenhamos:

  • Um dia Jesus o Deus Oniscriente se revelou como conhecedor de nossos corações através de sua igreja, revelando nossa condição, nossa vida, nossos sentimentos, Ele mostrou que entende nossas aflições e nosso coração;
  • Um dia pensávamos estar sozinhos mas o Deus Onipresente estava ali ao nosso lado, mesmos antes de o conhecermos, ele já nos conhecia e nos protegia, nos livrava de todo mal;
  • Hoje depois de termos conhecimento deste chamado Jesus tem uma palavra para nós: "...coisas maiores do que estas verás...", ou seja irmãos, não é nem o começo, Deus todos os dias quer nos mostrar mais do seu poder, da sua Onipotência, passamos por provas sempre maiores, mas quando vencemos passamos por vitórias ainda maiores, pois servimos ao Deus Onipotente.

Jesus queria mostrar que os anjos subiam e desciam por Ele, ou seja, Ele é quem liga o homem a Eternidade e ninguém mais, somente Ele carrega esta honra, por isso oramos em nome dEle, anjos subindo para levar nossas orações, anjos descendo para batalhar em nosso favor e trazer as respostas de Deus (Não são porventura todos eles espíritos ministradores, enviados para servir a favor daqueles que hão de herdar a salvação? - Hebreus 1:14), ou seja os anjos são enviados por Deus para ministrar em nosso favor. Esta declaração de Jesus é a visão de Jacó no seu sonho, uma escada que ia da terra ao céu, esta escada é Jesus e se você quiser hoje, Ele vai te levar ao Pai e te dar paz, vida eterna, Ele conhece o seu coração.

Natanael também chamado Bartolomeu(significa filho de Tolomeu), continuou servindo ao Senhor participou das "coisas ainda maiores", pois exerceu seu ministério na Anatólia, Etiópia, Armênia, Índia e Mesopotâmia, pregando e ensinando. Foi esfolado vivo e crucificado. Outros dizem que teria sido golpeado até a morte. (Está informação não é bíblica mas histórica) Mas o que nos importa é que Ele participou de algo ainda maior, foi salvo por Jesus.

Mateus Morais
Servo de Jesus o Deus Onipotente 

7 comentários:

José Flávio disse...

Parabens! Do gênero Bíblico e espiritual, o blog de vocês é o melhor que já li até aqui, pois não é natural encontrar em um blog mais de três conteúdos competentes em caráter teológico e espiritual ao mesmo tempo. Consegiram me prender em boas leituras e olha que sou exigente. José Flávio Fonseca. Niteroi
joseflavio.rj.98@hotmail.com

Unknown disse...

Meus parabéns, meu cunhado. Que o Senhor continue te abençoando, em seu blogger. Ass. Anthony

Unknown disse...

José Flávio, obrigado pela visita e o comentário, louvado seja Deus que nos tem dado da sua palavra, nos ajude a divulgar o blog, queremos a cada dia alcançar mais pessoas com a palavra de Deus sendo levada a sério.

Anthony meu cunhado, obrigado pela visita, nos ajude a propagar a palavra de Deus.

J.H. disse...

Eu queria uma explicação sobre a onisciência de Jesus. Aprendemos que Jesus é onisciente, mas porque então a Bíblia diz que só o Pai sabe a hora de sua volta? A onisciencia de Cristo é limitada?

Jeferson Honorato

Ricardo Gomides disse...

Valeu,varão pela indicação do blog. Enfim um blog bom de verdade. Depois da rádio Maanaim, é só aqui mesmo srsrs

Gabriel F. M. Rocha disse...

Fala, Ricardo!!! É isso aí, varão. Modéstia à parte, também acho o nosso blog bom hehehe. Na verdade, o blog Palavra a Serio é uma benção por causa da experiencia que nós temos com a Palavra, amamos estudar a Palavra de Deus. Não sei se lhe disse, mas a idealização do blog surgiu no próprio Maanaim e a ideia original foi de nosso irmão e moderador principal Mateus (o que escreveu esta postagem). Varão, continue conosco. Paz!

Unknown disse...

Jeferson boa tarde, estou em meu local de trabalho agora mas assim que estiver em casa vou responder no possivel a sua pergunta.